O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.90070Palabras clave:
Geografia Escolar. Livro didático. Estudo do Meio. Cidade. Urbanização.Resumen
Quando restrita ao uso do livro didático, a geografia escolar se afasta da com- preensão crítico-reflexiva dos conteúdos da cidade e do urbano, praticando um ensino mecânico e funcional, arquétipo de aulas excludentes e segregacionistas da dos habitantes da urbe, inclusive os educandos. Nessa perspectiva, este trabalho discute a contribuição do estudo do meio a partir do lócus das experiências dos alunos para o estudo da complexidade que envolve o tema no processo de ensino- -aprendizagem em geografia. Construir um olhar crítico e investigativo sobre a ci- dade e o processo de urbanização contemporânea, incluindo a crítica à exclusão, à pobreza, à violência e aos diferentes tipos de segregação no currículo escolar, favorece a construção de identidades socioespaciais e o exercício da cidadania.
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