Interkulturelles Lernen und lehrbuchgestütze, individualisierende Unterrichtsformen im schulischen DaF-Unterricht
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2005.73943Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem intercultural, aprendizagem de línguas estrangeiras, individualização de atividades didáticasResumo
Este ensaio discute as possibilidades de integrar os aspetos linguísticos e semânticos da abordagem didática intercultural para o ensino de alemão como língua estrangeira. Baseando-se na concepção de alteridade como uma noção relacional, isto é, a imagem do outro depende fundamentalmente da compreensão da própria cultura e das historias, valores e realidades sociais inscritas nela, o artigo propõe uma didática que use o ensino de formas morfosintáticas para instigar reflexões interculturais. Além disso, propõe-se uma didática voltada às reações individualizadas por parte dos alunos para poder aproveitar plenamente as diferenças das noções do próprio e do outro. Neste contexto, sugere e discute-se atividades didáticas que permitam fazer uso do livro didático para criar e explorar material interculturalmente significante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença