Sixxen e música eletroacústica: o diálogo entre instrumento microtonal e aparatos eletroeletrônicos no repertório pós-Pléiades
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v18i2.147530Palavras-chave:
Sixxen, Música eletroacústica, Percussão, Música eletroacústica mistaResumo
O presente trabalho apresenta um estudo sobre a utilização e desenvolvimento do Sixxen, instrumento de percussão concebido por Iannis Xenakis em 1978 e estreado em 1979, em interação com música eletroacústica e aparatos eletroeletrônicos. Para isso, procurou-se observar, por meio de ampla pesquisa bibliográfica e documental (gravações, partituras, entre outros), de que maneira(s) o Sixxen foi utilizado em associação com esses aparatos, ilustrando o caminho do desenvolvimento de seu repertório e catalogando as obras específicas. O presente trabalho vem assim possibilitar a reflexão sobre o que já foi realizado na interação com este instrumento (instrumento este relativamente recente no rol de criações da luteria moderna) e mostrar as possibilidades composicionais ainda possíveis de aplicação.
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