v. 24 n. 2 (2024)

					Visualizar v. 24 n. 2 (2024)

Este número traz vários artigos sobre aspectos diferentes da cultura musical brasileira, abordando temas como a capoeira, o samba, o carnaval, a cultura dos cocos e do bumba meu boi. Esse bloco se complementa com uma análise dos fã-clubes na projeção da popularidade de uma artista. Um segundo bloco é composto de quatro textos voltados para a composição. Dois dos artigos trazem reflexões sobre a prática da criação contemporânea. Na sequência, outros dois textos promovem uma abordagem musicológica do campo. O primeiro traz a questão da retórica e da teologia na música Bach, enquanto o segundo coloca a produção de Villa-Lobos em perspectiva.  Fechando este número, temos uma instigante entrevista com Aylton Escobar, um dos músicos brasileiros mais criativos da sua geração.

Publicado: 2024-12-16

Edição completa

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7625.rm.2024.233035
    Fernando Iazzetta
    i

Artigos

  • Ressonâncias das encruzilhadas: Lorenzo Dow Turner e o Grupo de Capoeira Angola Estrela do Norte

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230246
    Caio de Souza
    01-22
  • Contextualização Sociopolítica dos Cocos: passado, presente e futuro

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230602
    Ísis Arrais Padilha, Renata Pompêo do Amaral, Sayonara Sousa Pereira
    23-34
  • “Abre a roda minha gente, que o batuque é diferente”: uma análise comparativa da canção “Tiririca” nas versões de Geraldo Filme e Mestre Ananias

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230629
    Sofia Chiavacci
    35-77
  • O Maestro Duda e sua relação com a música tradicional maranhense

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230494
    Daniel Moraes Cavalcante, Paulo Adriano Ronqui
    79-103
  • Intervenção Algorítmica: táticas de data fandom em fã-clubes da Juliette

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230536
    Letícia Prior Breda, Alê Teixeira Primo, Vanessa Amália Dalpizol Valiati
    105-126
  • Continuidades Carnavalescas: algumas agremiações e suas confluências

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.227727
    Thiago de Souza Borges
    127-146
  • Composição e reencantamento do mundo

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.224964
    Luiz Eduardo Gonçalves, Lucas Gabriel Costa
    147-165
  • Por um esboço do som: o estudo como gênero poético da performance musical

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.227937
    William Teixeira, Lucas Mateus Silva
    167-186
  • BWV 245 – Johannes-Passion: musicando a Paixão de Cristo

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.227836
    Odilon Duffeck, Marcelo Ramos Saldanha, Fernando Batista de Campos
    187-204
  • Le Nonetto (1923) de Villa-Lobos: une musique de "sauvage"?

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230972
    Etienne Kippelen
    205-218

Entrevista

  • Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Aylton Escobar, quarto ato

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.226194
    Erickinson Lima, André Oliveira
    219-243