Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Aylton Escobar, quarto ato

Autores

  • Erickinson Lima Universidade de Aveiro. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
  • André Oliveira Grupo de Estudos Avançados em Regência https://orcid.org/0000-0002-3922-2503

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.226194

Palavras-chave:

Aylton Escobar , Ensino Aprendizagem da Regência , Pedagogos da Regência

Resumo

O ciclo de entrevistas "Os Pedagogos da Regência" representa uma iniciativa de significativa importância no âmbito acadêmico e artístico, cujo propósito central consiste em proporcionar uma imersão nas intricadas dinâmicas do processo de ensino e aprendizado da regência. Seu objetivo primordial é oferecer insights, tanto de natureza prática quanto didático-pedagógica, aos jovens regentes em formação, a partir da experiência de vida de profissionais da regência, buscando ir além dos aspectos puramente técnicos ao abordar uma ampla diversidade de temas, que abrangem desde questões musicais, como extramusicais (aspectos administrativos, logísticas e psicopedagógicos). Nesse contexto, a participação do eminente Maestro Aylton Escobar desempenha um papel central. Com uma trajetória rica e diversificada como compositor e maestro brasileiro, Maestro Escobar traz consigo uma vasta experiência e profundo conhecimento no campo da música. Sua participação no ciclo de entrevistas oferece não apenas uma oportunidade de explorar suas contribuições e conquistas, mas também de beneficiar-se de suas perspectivas únicas sobre a regência, grafadas em âmbito acadêmico no presente texto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Oliveira, Grupo de Estudos Avançados em Regência

    Doutor em regência (Université de Montréal). Coordenador do Grupo de Estudos Avançados em Regência. Desenvolve pesquisas em regência voltadas para a construção da performance musical.

Referências

BOULEZ, P. Penser la musique aujourd'hui. Paris: Éditions Gallimard, 1987.

CARPENTIER, Alejo. The Baroque and the Marvelous Real, in Magical Realism: Theory, History, Community, trans. by Tanya Huntington and Lois Parkinson Zamora. Durham & London: Duke University Press, 1995.

KENNEDY, M. Richard Strauss: Man, Musician, Enigma. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

La GRANGE, H.-L. Gustav Mahler, Vienna: Triumph and Disillusion (1904-1907). Oxford: OUP Oxford, 1995.

LEBRECHT, N. Book of Musical Anecdotes. New York: Free Press, 1985.

RYDING, E; PECHEFSKY, R. Bruno Walter: A World Elsewhere. New Haven: Yale University Press, 2008.

STRAUSS, R. Ten Golden Rules. In Reflections and Recollections. Cambridge: Cambridge University Press, 1949.

WEINGARTNER, F. On the Performance of Beethoven's Symphonies and Other Essays. Mineola, NY: Dover Publications, 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Aylton Escobar, quarto ato. (2024). Revista Música, 24(2), 219-243. https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.226194

Dados de financiamento