Os pedagogos da regência: um diálogo com o Maestro Aylton Escobar, quarto ato
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.226194Palavras-chave:
Aylton Escobar , Ensino Aprendizagem da Regência , Pedagogos da RegênciaResumo
O ciclo de entrevistas "Os Pedagogos da Regência" representa uma iniciativa de significativa importância no âmbito acadêmico e artístico, cujo propósito central consiste em proporcionar uma imersão nas intricadas dinâmicas do processo de ensino e aprendizado da regência. Seu objetivo primordial é oferecer insights, tanto de natureza prática quanto didático-pedagógica, aos jovens regentes em formação, a partir da experiência de vida de profissionais da regência, buscando ir além dos aspectos puramente técnicos ao abordar uma ampla diversidade de temas, que abrangem desde questões musicais, como extramusicais (aspectos administrativos, logísticas e psicopedagógicos). Nesse contexto, a participação do eminente Maestro Aylton Escobar desempenha um papel central. Com uma trajetória rica e diversificada como compositor e maestro brasileiro, Maestro Escobar traz consigo uma vasta experiência e profundo conhecimento no campo da música. Sua participação no ciclo de entrevistas oferece não apenas uma oportunidade de explorar suas contribuições e conquistas, mas também de beneficiar-se de suas perspectivas únicas sobre a regência, grafadas em âmbito acadêmico no presente texto.
Downloads
Referências
BOULEZ, P. Penser la musique aujourd'hui. Paris: Éditions Gallimard, 1987.
CARPENTIER, Alejo. The Baroque and the Marvelous Real, in Magical Realism: Theory, History, Community, trans. by Tanya Huntington and Lois Parkinson Zamora. Durham & London: Duke University Press, 1995.
KENNEDY, M. Richard Strauss: Man, Musician, Enigma. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
La GRANGE, H.-L. Gustav Mahler, Vienna: Triumph and Disillusion (1904-1907). Oxford: OUP Oxford, 1995.
LEBRECHT, N. Book of Musical Anecdotes. New York: Free Press, 1985.
RYDING, E; PECHEFSKY, R. Bruno Walter: A World Elsewhere. New Haven: Yale University Press, 2008.
STRAUSS, R. Ten Golden Rules. In Reflections and Recollections. Cambridge: Cambridge University Press, 1949.
WEINGARTNER, F. On the Performance of Beethoven's Symphonies and Other Essays. Mineola, NY: Dover Publications, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erickinson Lima, André Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Números do Financiamento 2022.02280.CEECIND/CP1720/CT0038