Ressonâncias das encruzilhadas: Lorenzo Dow Turner e o Grupo de Capoeira Angola Estrela do Norte
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v24i2.230246Palavras-chave:
Etnomusicologia, Capoeira, Lorenzo Dow TurnerResumo
Nas últimas décadas, os arquivos sonoros de instituições da Europa e da América do Norte emergiram como fontes abundantes de pesquisa para etnomusicólogos, folcloristas e antropólogos, oferecendo registros únicos das práticas musicais do Sul Global. Embora etnomusicólogos tenham explorado a possibilidade de repatriar esses arquivos, abordando um legado colonial destes, certos aspectos dessa abordagem de pesquisa diminuem a agência e a subjetividade dos colaboradores participantes no processo de repatriação. Este artigo investiga o diálogo entre o passado e presente ao colaborar com o Grupo de Capoeira Angola Estrela do Norte, liderado por Mestre Iuri Santos, com sede em Bloomington, Indiana, para criar um álbum musical de capoeira. O álbum se inspira em entrevistas com praticantes contemporâneos de capoeira e nos arquivos sonoros de capoeira produzidos pelo linguista afro-americano Lorenzo Dow Turner em 1940 e 1941 em Salvador, Bahia, armazenados nos Archives of Traditional Music (ATM) da Universidade de Indiana. O estudo, baseado em dois anos de trabalho de campo, inclui entrevistas semiestruturadas, observação participante das aulas de capoeira, sessões de audição atenta à coleção de Lorenzo Dow Turner, e o processo de pré-gravação, gravação e pós-produção do álbum. Este artigo introduz uma abordagem teórico-metodológica inovadora aos arquivos sonoros, apresentando uma modalidade diferente de pesquisa acadêmica que justapõe o arquivo e o repertório, estabelecendo um diálogo na etnomusicologia centrada na performance, com foco em pesquisa participativa baseada no som.
Downloads
Referências
AMOS, Alcione M. “Lorenzo Dow Turner: Connecting Communities Through Language.” The Black Scholar 41, no. 1 (March 2011): 4–15. https://doi.org/10.1080/00064246.2011.11413538.
DÍAZ, Juan Diego. “Redeeming the Study of African Essentialism.” In Africanness in Action. Oxford University Press, 2021. https://doi.org/10.1093/oso/9780197549551.003.0003.
DIRKSEN, Rebecca. After the Dance, the Drums Are Heavy. New York: Oxford University Press, 2020.
DREWAL, Margaret Thompson. Yoruba ritual: performers, play, agency. Bloomington: Indiana University Press, 1992.
FREIRE, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCÍA, Miguel A. “Archivos sonoros o la poética de un saber inacabado.” Artefilosofia 6/11: 36-50. 2011
GARCÍA, Miguel A. Historical Sources of ethnomusicology in Contemporary Debate. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2017.
GRAEFF, Nina. “Samba mudo: saberes sensíveis que a música não fala e a pesquisa não vê nem salvaguarda.” Opus 29 (July):1–22, 2023.
LIPSITZ, George. Dangerous Crossroads. Popular Music, Postmodernism and the Poetics of Place. London and New York: Verso, 1994
LOBLEY, Noel. Sound Fragments: From Field Recordings to African Electronic Stories. Middletown: Wesleyan University Press, 2022.
MBEMBE, Achille. “The Power of the Archive and Its Limits.” In Refiguring the Archive, edited by Carolyn Hamilton, Verne Harris, Jane Taylor, Michele Pickover, Graeme Reid, and Razia Saleh, 19–27. Dordrecht: Springer Netherlands, 2002. https://doi.org/10.1007/978-94-010-0570-8_2.
OLIVEIRA, Eduardo David de Oliveira. Filosofia da Ancestralidade: Corpor e Mito na Filosofia da Educação Brasileira, PhD diss.. Universidade Federal do Ceará, 2005.
OCHOA GAUTIER, Ana M. “El reordenamiento de los sentidos y el archivo sonoro.” Artefilosofia 6/11: 82-95. 2011.
PASTINHA, Mestre. Capoeira Angola por Mestre Pastinha. Salvador: Fundação Cultural da Bahia, 1988.
RAUL, Jhenifer et. al. Etnomusicologia Afroperspectivista no Sarau Divergente. Música e Cultura, Vol. 13, N.º 1, p. 65-80, 2024.
REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Rio de Janeiro: Itapoã, 1968.
RUFINO, Luiz; PEÇANHA, Cinézio Feliciano; OLIVEIRA, Eduardo . Pensamento diaspórico e o “Ser” em ginga: Deslocamentos para uma filosofia da capoeira. Revista de Humanidades e Letras, Vol. 4, Nº. 2. 2018
RUFINO, Luiz. Ponta-cabeça: educação, jogo de corpo e outras mandingas. Rio de Janeiro: Mórula, 2023.
SANSONE, Lívio. “USA & Brazil in Gantois: Power and the Transnational Origin of AfroBrazilian Studies.” Vibrant 8, 2012: 536-567.
SANSONE, Lívio. Field Station Bahia: Brazil in the Work of Lorenzo Dow Turner, E. Franklin Frazier and Frances and Melville Herskovits, 1935-1967. Leiden: Brill, 2023.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. A ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
TAYLOR, Diana. The Archive and the Repertoire: Performing Cultural Memory in the Americas. Durham: Duke University Press, 2003.
TURNER, Lorenzo Dow. “Some Contacts of Brazilian Ex-Slaves with Nigeria, West Africa.” Journal of Negro History, XXVII, 55–67. 1942.
TURNER, Lorenzo Dow. “Roosevelt College – Democratic Heaven.” Opportunity, Journal of Negro Life, 25, Anniversary Issue, 223–225. 1946.
TURNER, Lorenzo Dow. “Review of Octavio da Costa Eduardo, The Negro in Northern Brazil: A Study in Acculturation.” Journal of American Folklore. 63, 250: 490–492. 1950.
TURNER, Lorenzo Dow. “The Negro in Brazil.” The Chicago Jewish Forum, 15: 232–36. 1957.
TURNER, Lorenzo Dow. “African Survivals in the New World with Special Emphasis on the Arts,” in John Davis, ed. African from the Point of View of American Scholars. Paris: Présence Africaine, 101–16. 1958.
TURNER, Lorenzo Dow. Africanisms in the Gullah Dialect. Columbia: University of South Carolina Press, 2002 [1949].
TURINO, Thomas. Music As Social Life – The Politics of Participation. Chicago/London: The University of Chicago, 2008.
WADE-LEWIS, Margareth. Lorenzo Dow Turner: Father of Gullah Studies. Columbia: University of South Carolina Press, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caio de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).