A pianística multifacetada de Francisco Mignone
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55005Resumo
A obra para piano de Mignone é extensa e diversificada. Os vários "approaches" multifacetados que, em parte, desconcertam o analista, fazem parte de constanteindagação. Excetuando-se as várias produções sob o pseudônimo de Chico Bororô, verifica-se que Mignone exercita com competência e naturalidade as técnicas composicionais aprendidas e as conhecidas através da curiosidade. Tonalidade, modalidade, atonalidade, politonalidade e outras técnicas lhe são familiares e é sobremaneira em específicos gêneros praticados que Mignone adequa as diversas orientações conhecidas. O presente ensaio não visa as diversas análises estruturais da produção pianística de Francisco Mignone. Contudo, dois aspectos básicos são abordados, após a visão sucinta da obra completa sob a trilha cronológica: código técnico pianístico e o timbre como busca clara no pensamento do autor.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1990-11-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1990 José Eduardo Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A pianística multifacetada de Francisco Mignone. (1990). Revista Música, 1(2), 89-113. https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55005