A História da Música em Questão: Uma Reflexão Metodológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55079Resumo
O artigo apresenta o resumo da Conferência proferida no concurso para Professor Titular de História da Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Uma reflexão sobre os encaminhamentos metodológicos mais usualmente empregados na prática histórica referente à atividade musical é o propósito deste trabalho. A bibliografia sobre História da Música, ainda que revestida de considerações sobre o contexto em que as obras foram geradas por seus autores, essencialmente continua enfatizando, na quase totalidade dos casos, a sucessão cronológica, a derivação causal de processos estéticos, ainda que enriquecidos por exemplos obtidos da análise de obras. A dificuldade de estruturar um caminho teoricamente consistente para a elaboração de um discurso sobre a História da Música, seja no trabalho em classe, seja na orientação ou na estruturação de pesquisas, levou a que se concentrassem os esforços na busca de um referencial teórico-metodológico satisfatório. Os principais caminhos trilhados nesse questionamento serão expostos neste trabalho, assim como a concepção teórico-metodológica a que se chegou, concepção essa que visa à proposição de um caminho alternativo - e, pretensamente, mais consistente e condizente - para a elaboração do relato histórico sobre a música.Downloads
Referências
ABBAGNANO. Nicola Dicionário de Filosofia S;10 Paulo. Mestre Jou, 1970.
ATTALI. Jacques. Bruits Vendôme. Presses Universitaires, 1977.
BACHELARD. Gaston. A dialética da duração. São Paulo. Ática. 1988.
BOSI. Alfredo O tempo e os tempos In: Tempo e História. São Paulo. Companhia das Letras. 19
BRAUDEL. Fernand. Escritos sobre história. São Paulo. Perspectiva. 1978.
CASTORIADIS. Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1974.
DELEUZE. Giles. Lógica do sentido. São Paulo. Perspectiva. 1974.
GUATTARI. Felix. Cosmose. Um novo paradigma a estética. Rio de Janeiro. Editora 34. 1992.
HADJINICOLAOU. Nicos. História da arte e movimentos sociais. Lisboa. Edições 7D. 1()X9.
LORAUX. Nicole. O elogio do anacronismo In: Tempo e História. São Paulo. Companhia das Letras. 1990.
OSTROWER. Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro, Campus. 1990.
WISNIK. José Miguel. O som e o sentido. São Paulo. Companhia das Letras/Círculo do Livro. 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1994 Vanda Lima Bellard Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).