A luta política do Coletivo Futebol, Mídia e Democracia: análise do seu manifesto de fundação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v21i1p50-64Palavras-chave:
Futebol, Mídia, Democracia, Análise de discursoResumo
Este artigo objetiva identificar as estratégias discursivas empregadas no manifesto de fundação do Coletivo Futebol, Mídia e Democracia para representar sua luta política como legítima, isto é, como justa e digna de apoio. A fim de alcançar tal objetivo, adota a perspectiva construcionista de linguagem, que a concebe como uma prática social determinada pelas estruturas da sociedade, e realiza uma análise de discurso. Entre outros argumentos, o artigo sustenta que a principal estratégia para legitimar esses objetivos e ações é a da universalização.
Downloads
Referências
BETTI, Mauro. Esporte na mídia ou esporte da mídia? Motrivivência, 2002, p. 1-3.
DAVIES, Bronwin; HARRÉ, Rom. Positioning: the discursive production of selves. Journal for the theory of social behaviour, v. 20, n. 1, 1990, p. 43-63.
IBÁÑEZ, Tomás. O giro linguístico. In: IÑIGUEZ, Lupicinio (Coord.). Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais. Petrópolis, Editora Vozes, 2004, p. 19-49.
LOPES, Felipe Tavares Paes. A construção dos problemas sociais do futebol: análise do potencial ideológico dos editoriais da Folha de S. Paulo. Famecos. 2019, s/p. (no prelo).
LOPES, Felipe Tavares Paes. Violência no futebol: ideologia na construção de um problema social. Curitiba, CRV, 2019.
LOPES, Felipe Tavares Paes. As artimanhas da resistência torcedora: futebol, linguagem e poder. Logos. vol. 25, n. 01, 2018, p. 192-2017.
LOPES, Felipe Tavares Paes. Futebol, ideologia e cultura de massa: repensando a teoria crítica. Tríade: comunicação, cultura e mídia. vol. 04, n. 07, 2016, p. 89-108.
LOPES, Felipe Tavares Paes. Dimensões ideológicas do debate público sobre violência no futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v. 27, n. 4, 2013, p. 597-612.
LOPES, Felipe Tavares Paes; HOLLANDA, Bernardo Buarque de. 'Futebol moderno': ideologia, sentidos e disputas na apropriação de uma categoria futebolística. Revista de Estudios Brasileños, v. 5, 2018a, p. 159-175.
LOPES, Felipe Tavares Paes; HOLLANDA, Bernardo Buarque de. “Ódio eterno ao futebol moderno”: poder, dominação e resistência nas arquibancadas dos estádios da cidade de São Paulo. Movimento. v. 24, n. 2, 2018b, p. 207-232.
GASTALDO, Édison. Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas. Comunicação, Mídia e Consumo. v. 8, n. 21, 2011, p. 39-52.
HELAL, Ronaldo. Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, vol. 08, n. 21, p. 11-38, 2011.
IÑIGUEZ, Lupicínio. Construcionismo social. In: MARTINS, João Batista; EL HAMMOUTI, Nour-Din El Hammouti; IÑIGUEZ, Lupicinio (Orgs.). Temas em análise institucional e em construcionismo social. São Carlos: Rima, 2002, p. 99-180.
IÑIGUEZ, Lupicínio. A análise do discurso nas ciências sociais: variedades, tradições e práticas. In: IÑIGUEZ, Lupicinio (Coord.). Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais. Petrópolis, Editora Vozes, 2004, p. 105-160.
LOVISOLO, Hugo. Sociologia do esporte (futebol): conversações argumentativas. In: HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo; SOARES, Antônio Jorge. Futebol, jornalismo e ciências sociais: interações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011, p. 11-32.
NUMERATO, Dino. Who says “no to modern football?” Italian supporters, reflexivity, and neo-liberalism. Journal of Sport and Social Issues, 2014, p. 1-19.
POTTER, Jonathan. La representación de la realidad: discurso, retórica y construción social. Barcelona: Paidós, 1996.
SANTOS, Irlan Simões da Cruz. Clientes versus rebeldes: novas culturas torcedoras nas arenas do futebol moderno. Rio de Janeiro: Multifoco, 2017.
SANTOS, Irlan Simões da Cruz. Mercantilização do futebol e movimentos de resistência dos torcedores: histórico, abordagens e experiências brasileiras. Esporte e Sociedade, n. 27, p. 1-18, 2016.
SANTOS, Irlan Simões da Cruz; HELAL, Ronaldo. Do espectador ao militante: a torcida de futebol e a luta pelo direito ao estádio e ao clube. Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia, v. 3, n. 7, p. 54-69, 2016.
SPINK, Mary Jane; FREAZZA, Rose Mary. Práticas Discursivas e produção de sentidos: a perspectiva da Psicologia Social. In: SPINK, Mary Jane. (Org.). Práticas Discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999, p. 17-40.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social e crítica na era dos meios de comunicação de massa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0