Mapeamentos iniciais do jornalismo digital independente em Mato Grosso: uma análise de autodescrições de sites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p357-374

Palavras-chave:

Jornalismo independente, Jornalismo alternativo, Mato Grosso

Resumo

Este artigo tem como objetivo iniciar a análise de 22 das mais de 50 iniciativas jornalísticas digitais mapeadas pelo projeto “Jornalismo Digital em Mato Grosso: Práticas e construção identitária em meios independentes”. Para compreender e analisar quais palavras e termos eram mais recorrentes na autodescrição das iniciativas, construímos nuvens de palavras, investigando como se constitui identitariamente o jornalismo produzido em Mato Grosso que se apresenta como independente. Além dos sites próprios, analisamos iniciativas que se preocupam em fazer uma autodescrição apenas nas redes sociais. Articulamos a discussão a perspectivas como as de Patrício e Silva (2018), Oliveira (2019) e Assis et al (2017). A ideia de jornalismo isento e imparcial pode ser reforçada ou questionada de forma a admitir que existem posições e opiniões na construção jornalística autodenominada independente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tamires Ferreira Coêlho, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da Red AmLat e dos grupos CICLO e Processocom. 

  • Vinícius Guedes Pereira de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professor de Graduação em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduiação em Comunicação e Poder, pela mesma instituição. Doutor em Comunicação na Universidade Paulista (UNIP), jornalista, fotógrafo, documentarista e professor da UFU.

  • Thays Luz Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

  • Letícia Fernanda Souza Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Referências

Downloads

Publicado

15.07.2020

Como Citar

Coêlho, T. F., Souza, V. G. P. de ., Amorim, T. L., & Pereira, L. F. S. (2020). Mapeamentos iniciais do jornalismo digital independente em Mato Grosso: uma análise de autodescrições de sites. Revista Alterjor, 22(2), 357-374. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p357-374