ENQUADRAMENTO MIDIÁTICO DAS PRODUÇÕES DIGITAIS ESPECIALIZADAS EM MMA: OS CANAIS DE YOUTUBE DIRETASSO E SEXTO ROUND

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p640-656

Palavras-chave:

Jornalismo, MMA, Canais de YouTube, Enquadramento

Resumo

A profissionalização do MMA oportunizou a criação de veículos especializados no Brasil, em especial nas mídias digitais. Considerando a carência de estudos nessa perspectiva, a pesquisa avaliou os vídeos produzidos nos dois primeiros meses de 2020 de dois dos maiores canais brasileiros do YouTube especializados no esporte, Diretasso e Sexto Round, a partir dos aspectos relacionados à estrutura e à identificação dos enquadramentos. Foram investigados 49 vídeos no Diretasso e 56 vídeos no Sexto Round, com um total de 15 estruturas de enquadramento. Embora com uma quantidade maior de produtos avaliados, o Sexto Round apresenta menos variedades de estrutura e identificação de enquadramento do que o Diretasso, sobretudo nos aspectos negativos. Os canais ainda apresentam ao menos dois agentes por vídeo, sobretudo sites nacionais e internacionais e contas de redes socais, com o Diretasso sempre os evidenciando a partir da fala ou das imagens.

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Biografia do Autor

  • Allysson Martins, Universidade Federal de Rondônia

    Professor de Jornalismo e coordenador do MíDI – Laboratório de Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: allyssonviana@unir.br

  • Vanessa Forte, Universidade Federal de Rondônia

    Bolsista DTI CNPq, Jornalista e integrante do MíDI – Laboratório em Mídias Digitais e Internet da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

ENQUADRAMENTO MIDIÁTICO DAS PRODUÇÕES DIGITAIS ESPECIALIZADAS EM MMA: OS CANAIS DE YOUTUBE DIRETASSO E SEXTO ROUND. (2023). Revista Alterjor, 28(2), 640-656. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p640-656