Entre telas, jogos e plataformas digitais: estudo de caso do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v29i01p17-36Palavras-chave:
SBT, Plataformas digitais, Narrativas transmídiaResumo
Este artigo tem como objetivo a descrição do processo de multiplataformização do SBT em um cenário de transformações do mercado televisivo brasileiro, a partir da interação entre emissora e YouTube, iniciada em 2008. Nesse estudo de caso, a “cultura da convergência” (Jenkins, 2009) foi impulsionada pelas telenovelas infantojuvenis disponibilizadas na TV aberta e nos canais digitais, possibilitando o mapeamento das narrativas transmídia criadas. Metodologicamente, para esta apresentação, optou-se por um recorte da pesquisa etnográfica desenvolvida e privilegiou-se as informações divulgadas por veículos especializados e por plataformas digitais. Entre a tradição e a modernização, o SBT elucida fluxos e refluxos comunicacionais da sociedade contemporânea hiperconectada, expressos em múltiplas telas e jogos de sociabilidade.
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