As múltiplas faces de Valério Vieira
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e5Palabras clave:
Valério Vieira, Fotografia, História da Fotografia, Fotomontagem, AutorretratoResumen
Este artigo propõe uma análise da obra de Valério Vieira (1862-1941) dividida em cinco partes. Na primeira parte, resgata os processos criativos envolvidos na concepção de Os trinta Valérios (c. 1900) e do Segundo panorama de São Paulo (1922), enquadrando as duas obras em seus contextos históricos. A análise permite delinear o perfil de um autor mais vinculado a práticas da fotografia oitocentista do que alinhadas a propostas do modernismo, sem deixar de sublinhar sua originalidade. Nas quatro partes seguintes, aborda as relações estabelecidas entre a obra de Valério Vieira e outros campos da arte: cinema, teatro e música, em diálogos reais ou imaginários travados com artistas como Georges Meliès, Leopoldo Fregoli, Almirante e Pixinguinha.
Descargas
Referencias
LIVROS, ARTIGOS E TESES
ALTAFINI, Thiago. Cinema documentário brasileiro: evolução histórica da linguagem. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação: <https://bit.ly/2Kw9V1v, 1999>.
AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22. São Paulo: Editora 34, 1998.
ANSÓN, Antonio. El limpiabotas de daguerre. Murcia: Puertas de Castilla, 2007.
ARAGÃO, Paulo. As cores novas do arranjador. In: LEME, Bia Paes (org.). Pixinguinha na pauta. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2010.
ARAÚJO, Íris Morais. Militão Augusto de Azevedo: fotografia, história e antropologia. São Paulo: Alameda, 2010.
BALADY, Sonia U. Valério Vieira: um dos pioneiros da experimentação fotográfica no Brasil. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.
BARBUY, Heloísa. A cidade-exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914. São Paulo: Edusp, 2006.
BARBUY, Heloísa; FERNANDES JR., R.; FREHSE, F. Militão Augusto de Azevedo. São Paulo: CosacNaify, 2012.
BARDI, Pietro Maria. O Modernismo no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris do Brasil, 1978.
BARDI, Pietro Maria. Em torno da fotografia no brasil. São Paulo: Banco Sudameris do Brasil, 1986.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980.
BATCHEN, Geoffrey. Burning with Desire. Cambridge: The MIT Press, 1999.
BAYARD, Hippolyte. Hippolyte Bayard: Photo Poche 91. Arles: Actes Sud, 2001.
BAZOU, Sébastien. Texto de apresentação do DVD Méliès, le cinémagicien. Paris: Arte Video, 2001.
BELLOUR, Raymond. Les hommes, le dimanche. Crisnée: Yelow Now, 2009.
BELTRAMIM, Fabiana M. S. Entre o estúdio e a rua: a trajetória de Vincenzo Pastore, fotógrafo do cotidiano. São Paulo: USP-FFLCH, 2015.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas 1: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BENJAMIN, Walter. The arcades project. Cambridge: The MIT Press, 1999.
CAMARGO, Mônica, MENDES, Ricardo. Fotografia: cultura e fotografia paulista no século XX.
São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
CARADEC, F., NOHAIN, J. Fregoli: sa vie et ses secrets. Paris: Jeune Parque, 1968.
CARADEC, F., NOHAIN, J. Le grand troc des trucs. De quelques interactions entre prestidigitation, photographie et cinématographie. In: GUIDO, L.; LUGON, O. Fixe / Animé : croisements de la photographie et du cinéma au XXe siècle. Lausanne: L’Age D’Homme, 2010.
CARADEC, F.; NOHAIN, J. Avant l’avant-garde: du jeu en photographie 1890-1940. Paris: Textuel, 2015.
CHIK, Caroline. Méliès, photographie et arrêt de caméra. In: GAUDREAULT, A.; LE FORESTIER, L. (orgs.). Méliès carrefour des attractions. Rennes: Les Presses Universitaires de Rennes, 2014.
COURSODON, Jean-Pierre. Buster Keaton. Paris: Seghers, 1973.
COVAS, Eduardo Alves. O olhar fotográfico de Francisco Brandão. Campinas: Instituto de Artes, Unicamp, 2009.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DIETRICH, Ana Maria (org.). Gaensly no acervo da Light, 1899-1925. São Paulo: BPR Publishers, 2001.
DREUX, Emmanuel. Le cinéma burlesque ou la subversion par le geste. Paris: l’Harmattan, 2007.
FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.
FAORO, Raimundo. Os donos do poder. São Paulo: Globo, 2001.
FERNANDES JR., Rubens. Fotografia no Brasil e modernidade. In: SCHWARTZ, J. (org.). Brasil, 1920-1950: da antropofagia a Brasília. São Paulo: CosacNaify, 2002.
FERNANDES JR., Rubens. Aurélio Becherini: lições e demolições do olhar. Natal: XXXI Congresso de Ciências da Comunicação, 2008.
FERNANDES JR., R.; KOSSOY, B.; SEGAWA, H.; SIQUEIRA, H. Guilherme Gaensly. São Paulo: CosacNaify, 2011.
FERREZ, G.; NAEF, W. Pioneer photographers of Brazil: 1840-1920. Nova York: The Center for Inter-American Relations, 1976.
FREUND, Gisèle. Photography & society. Boston: David R. Godine, 1980.
GAUDREAULT, André. Cinéma et attraction: pour une nouvelle histoire du cinématographe. Paris: CNRS Éditions, 2008.
GAUDREAULT, André. La cinématographie-attraction chez Méliès. In: GAUDREAULT, A.;
LE FORESTIER, L. (orgs.). Méliès carrefour des attractions. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2014.
GOULART, Paulo Cezar.; MENDES, Ricardo. Noticiario geral da photographia paulistana: 1839-1900. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2011.
GRANJEIRO, Cândido D. As artes de um negócio: a febre photographica – São Paulo, 1862-1886. São Paulo: Fapesp, 2000.
JANOVITCH, Paula Ester. Preso por trocadilho: a imprensa de narrativa irreverente paulistana de 1900 a 1911. São Paulo: Alameda, 2006.
KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.
KOSSOY, Boris. São Paulo, 1900. São Paulo: Livraria Kosmos, 1988.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
KRACAUER, Siegfried. From Caligari to Hitler: a psychological history of the german film. Princeton: Princeton University Press, 2004.
KRÀL, Petr. Le burlesque ou la morale de la tarte à la crème. Paris: Ramsay, 2007.
LAGO, Pedro Corrêa. Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Capivara, 2001.
LISTA, Giovanni. Cinéma et photographie futuristes. Paris: Skira, 2008.
MADIO, Teresa. A fotografia na imprensa diária paulistana nas primeiras décadas do século XX: O Estado de S. Paulo. História, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 61-91, 2007.
MALTHÊTE, J.; MANNONI, L. Méliès: magie et cinéma. Paris: Cinémathèque Française, 2008.
MCLAREN, Norman. Texto incluído no DVD Georges Méliès: Le premier magicien du cinéma. Paris: Lobster Films, 2008.
MENDES, Ricardo. Once Upon a Time: uma história da História da Fotografia brasileira. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 6/7, p. 183-205, 2003.
MENDES, Ricardo. “O Valério comprimenta-vos”: persona e invenção na virada do século. São Paulo: 2006. Disponível em: <https://bit.ly/38nlUqa>.
MONGIN, Olivier. Buster Keaton: L’étoile filante. Paris: Hachette, 1995.
OLIVEIRA, Diogo da Costa. Almirante e o pessoal da velha guarda: memória, história e identidade. Rio de Janeiro: Unirio, 2012.
PETRONE, Pasquale. A cidade de São Paulo no século XX. Revista de História, São Paulo, v. 10, n. 21-22, p. 136-139, 1955.
RODRIGUEZ, Teraiza. Síndrome de Fregoli: a propósito de un caso. Alcmeon, Buenos Aires, a. XVII, v. 14, n. 4, junio de 2008.
SCHEFER, Jean-Louis. Images mobiles : récits, visages, flocons. Paris: P.O.L., 2009.
STRAUVEN, Wanda. The cinema of attractions reloaded. Amsterdã: Amsterdam University Press, 2006.
SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
TALBOT, Henry Fox. The Pencil of Nature. Londres: 1844. Versão digital estabelecida em 2010. Disponível em: <https://bit.ly/3hcyqNq>.
THARRATS, Juan-Gabriel. Segundo de Chomón: un pionnier méconnu du cinéma européen. Paris: L’Harmattan, 2009.
TURAZZI, Maria Inez. A Vontade Panorâmica. In: INSTITUTO MOREIRA SALLES. O Brasil de Marc Ferrez. São Paulo: IMS, 2005.
VELLOSO, Mônica Pimenta. Modernismo no Rio de Janeiro. Petrópolis: KBR, 2015.
VIMENET, Pascal. Émile Cohl. Montreuil: Ed. de l’Oeil, 2008.
WEISS, Peter. Le Cinéma d’Avant-Garde. Paris: L’Arche, 1989.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Érico Monteiro Elias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).