As múltiplas faces de Valério Vieira

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e5

Mots-clés :

Valério Vieira, Fotografia, História da Fotografia, Fotomontagem, Autorretrato

Résumé

Este artigo propõe uma análise da obra de Valério Vieira (1862-1941) dividida em cinco partes. Na primeira parte, resgata os processos criativos envolvidos na concepção de Os trinta Valérios (c. 1900) e do Segundo panorama de São Paulo (1922), enquadrando as duas obras em seus contextos históricos. A análise permite delinear o perfil de um autor mais vinculado a práticas da fotografia oitocentista do que alinhadas a propostas do modernismo, sem deixar de sublinhar sua originalidade. Nas quatro partes seguintes, aborda as relações estabelecidas entre a obra de Valério Vieira e outros campos da arte: cinema, teatro e música, em diálogos reais ou imaginários travados com artistas como Georges Meliès, Leopoldo Fregoli, Almirante e Pixinguinha.

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Biographie de l'auteur

  • Érico Monteiro Elias

    Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista. Cursou graduação em Fotografia por dois anos e meio na Faculdade Senac. É mestre pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Fotografia e Cinema. E-mail: erico@ericoelias.com

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Publiée

2021-03-01

Numéro

Rubrique

Études de la culture matérielle

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Comment citer

ELIAS, Érico Monteiro. As múltiplas faces de Valério Vieira. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1–45, 2021. DOI: 10.1590/1982-02672021v29e5. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/169887.. Acesso em: 3 déc. 2024.