Tecendo a rede de capitais cultural e de ciência em museus de ciência no Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e16

Palabras clave:

Museus de Ciência, Capital Cultural, Capital de Ciência, Lazer Cultural, Interesse em Ciência

Resumen

Museus são locais com potencial de promoção de emoções e criação de lembranças a partir das experiências que eles proporcionam. Nesse sentido, este artigo busca saber por que as pessoas visitam museus de ciência. O objetivo da pesquisa é conhecer a diversidade do público e facilitar a compreensão de seus interesses e motivações para essa prática cultural. A coleta de dados se deu por meio de um questionário impresso e autoaplicado, preenchido por visitantes adultos, acima de trinta anos, no decorrer das visitas a cinco museus de ciência, situados na região metropolitana do Rio de Janeiro. Com base nos conceitos de capital cultural, de ciência, interesse e motivação, a abordagem analítica aplicada foi qualiquantitativa, com auxílio do método do discurso do sujeito coletivo. Os achados trazem contribuições para o campo de estudos de público e lazer cultural. Emergem dos discursos o processo de aquisição, ampliação e transmissão dessas formas de capital para filhos, família e amigos, durante a interação com exposições e atividades educacionais e de divulgação oferecidas pelos museus de ciência. Essa compreensão pode contribuir para a elaboração de estratégias para atrair, reter e fidelizar seu público de visitação espontânea

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Biografía del autor/a

  • Mônica Santos Dahmouche, Museu Ciência e Vida

    Doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP São Carlos), docente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz), integra a equipe científica do Museu Ciência e Vida, pesquisadora do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T). E-mail: monicacecierj@gmail.com.

  • José Sergio Damico, Museu da Vida Fiocruz

    Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-Fiocruz), pesquisador do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Museu da Vida Fiocruz) e do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T). E-mail: sergiodamico27@gmail.com.

  • Sonia Mano, Museu da Vida Fiocruz

    Doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz), docente da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COCFiocruz), pesquisadora do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus 
    (Museu da Vida Fiocruz) e do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T). E-mail: sonia.mano@fiocruz.br.

  • Sibele Cazelli, Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências (Museu de Astronomia e Ciências Afins-MCTI) e do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T). E-mail: sibelecazelli@gmail.com.

  • Andréa Fernandes Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), educadora da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MNUFRJ), docente do Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Escola de Museologia (Unirio) e pesquisadora do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T). E-mail: andrea@mn.ufrj.br.

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Publicado

2024-07-03

Número

Sección

Museos

Datos de los fondos

Cómo citar

DAHMOUCHE, Mônica Santos; DAMICO, José Sergio; MANO, Sonia; CAZELLI, Sibele; COSTA, Andréa Fernandes. Tecendo a rede de capitais cultural e de ciência em museus de ciência no Rio de Janeiro. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 32, p. 1–31, 2024. DOI: 10.11606/1982-02672024v32e16. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/216514.. Acesso em: 3 dec. 2024.