A geopolítica dos mundos da arte ocidental: reflexão e metodologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186622Palavras-chave:
Arte do pós-guerra, Triunfo da arte norte-americana, Histórias da arte, Historiografia, GeopolíticaResumo
Em uma reflexão sobre as origens e a metodologia do seu livro The Rise and Fall of American Art, 19840s-1980s: A Geopolitics of the Western Art Worlds (2015), Catherine Dossin reposiciona seu trabalho em um contexto de crescente atenção às múltiplas histórias da arte, no qual se faz necessário confrontar tal desafio metodológico. A autora então discute a geopolítica como um modelo útil para se pensar a complexa historiografia da arte do pós-guerra, abordar a polifonia de discursos desse período e analisar as dinâmicas de poder e os mecanismos históricos que garantem a alguns de seus capítulos o estatuto de história.
Downloads
Referências
ARNASON, Harvard. History of Modern Art / revised by Marla F. Prather. 4th ed. New York: Harry N. Abrams, Inc., 1998.
BAUMEISTER, Willi. Das Unbekannte in der Kunst. 3rd ed. Köln: DuMont, 1988.
BOURDIEU, Pierre Bourdieu. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit, 1979.
BRAUDEL, Fernand. The Mediterranean and the Mediterranean World in the Age of Philip II / trans. Siân Reynolds. New York: Harper & Row, 1972.
CHALUMEAU, Jean-Luc. Le "Triumphe" de l'expressionisme abstrait Américain: Jackson Pollock. In CHALUMEAU, Jean-Luc. Lectures de l'art. Paris: Editions du Chêne, 1991.
CHAUPRADE, Aymeric; THUAL, François. Dictionnaire de géopolitique. Paris: Ellipse, 1998.
CRAS, Sophie Cras. Global Conceptualism? Cartographies of Conceptual Art in Pursuit of Decentering. In KAUFMANN, Thomas DaCosta; DOSSIN, Catherine; JOYEUX-PRUNEL, Béatrice (eds.) Circulations in the Global History of Art. Burlington, VT: Ashgate, 2015, pp. 167-182.
DESCARGUES, Pierre. 1945 à Paris: la liberté partout?. In PERSIN, Patrick- Gilles (ed). L'Envolée lyrique: Paris 1945–1956. Paris: Musée du Luxembourg, 2006, p. 24.
DOSSIN, Catherine. Rise and Fall of American Art: A Geopolitics of Western Art Worlds. Farham: Ashgate, 2015.
DOSSIN, Catherine. Beyond the Clichés of “Decadence” and the Myths of “Triumph”: Rewriting France in the Stories of Postwar Western Art. In DOSSIN, Catherine (ed). France and the Visual Arts since 1945: Remapping European Postwar and Contemporary Art. New York: Bloomsbury, 2019, pp. 1-22.
ELKINS, James. Stories of Art. New York, London: Routledge, 2002. FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses: une archéologie des sciences humaines. Paris: Gallimard, 1966.
FOUCAULT, Michel. L'archéologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969.
FOUCAULT, Michel. Questions on Geography. Interviewers: The Editors of the Journal Hérodote. In GORDON, Colin (ed). Power/Knowledge: Selected interview and Other Writings, 1972-1977. New York: Pantheon Books, 1980, pp. 63-77.
KAUFMANN; Thomas DaCosta; DOSSIN, Catherine; JOYEUX-PRUNEL, Béatrice. Introduction: Reintroducing Circulations: Historiography and the Project of Global Art History. In KAUFMANN, Thomas DaCosta; DOSSIN, Catherine; JOYEUX-PRUNEL, Béatrice (eds.) Circulations in the Global History of Art. Burlington, VT: Ashgate, 2015, pp. 1-22.
LACOSTE, Yves. La géographie ça sert d’abord à faire la guerre. Paris: La Découverte, 1988.
LACOSTE, Yves. De la géopolitique aux paysages: Dictionnaire de la Géographie. Paris: Armand Colin, 2003.
LACOSTE, Yves. Géopolitique: La longue histoire d’aujourd’hui. Paris: Larousse, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. The Birth of Tragedy and the Genealogy of Morals / trans. Francis Golffing. Garden City, N.Y.: Doubleday, 1956.
PIOTROWSKI, Piotr. In the Shadow of Yalta: Art and the Avant-Garde in Eastern Europe, 1945–1989. London: Reaktion, 2009.
RUHRBERG, Karl; SCHNECKENBURGER, Manfred. Kunst des 20. Jahrhunderts. Cologne: Taschen, 2000.
SCHLICHT, Esther; WETZEL, Roland; HOLLEIN, Max (eds.). Poésie de la métropole. Les affichistes. Bâle: Museum Tinguely, 2015.
SOUTIF, Daniel (ed.). L'Art du XXème siècle: de l'art moderne à l'art contemporain, 1939–2002. Paris: Citadelles & Mazenod, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Catherine Dossin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.