Fama, gravura e pinceis: citações visuais de O Juízo Final, de Michelangelo, entre a Europa e os Andes (séculos XVI-XVIII)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188117Palavras-chave:
Michelangelo, Juízo Final, Vice-Reino do Peru, Circulação de imagens, Citações visuaisResumo
O estudo das gravuras e de seus usos como modelo para a pintura da primeira modernidade, em intersecção com a circulação global de imagens, permitiu que se construíssem redes extensas de imagens, a partir da apropriação dos mesmos motivos em diferentes partes do mundo, e que se aprofundasse no trabalho concreto daqueles artistas que selecionaram e combinaram os motivos das gravuras com objetivos distintos. O presente artigo aborda a circulação dos motivos de O Juízo Final, de Michelangelo, a fim de destacar as citações visuais a esta obra como estratégias dos artistas para gerar uma intervisualidade que conecte sua própria produção a um artista e uma imagem célebres para seus contemporâneos.
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