Roland Barthes e François Laruelle sobre a essência da Fotografia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.216769Palavras-chave:
Roland Barthes, François Laruelle, Fotografia, Estética, FotoResumo
Este artigo busca adotar uma postura não padrão em relação à arte e à ciência da fotografia. A primeira seção, sobre François Laruelle, baseia-se na crítica à filosofia como técnica da fotografia, uma relação entendida como o destino foto-centrado do pensamento ocidental. Na segunda seção, sobre Roland Barthes, o artigo explora a investigação sobre a natureza da fotografia como pesquisa de sua ontologia e efeitos de sais de prata. A partir do terreno comum de uma fotografia não padrão, o artigo eventualmente avalia semelhanças e diferenças entre as abordagens de François Laruelle e Roland Barthes em prol de uma fotografia de outro gênero e ordem.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Camera lucida: reflections on photography / trans. Richard Howard. New York: Hill and Wang, 1981.
BARTHES, Roland. Mythologies / trans. Annette Lavers. New York: The Noonday Press, 1991.
BARTHES, Roland. Bernard Faucon. In BARTHES, Roland. Oeuvres complètes: tome 4. Paris: Seuil, 2002a. pp. 471-474.
BARTHES, Roland. Le message photographique. In BARTHES, Roland. Oeuvres complètes: tome 1. Paris: Seuil, 2002b. pp. 1120-1133.
BARTHES, Roland. Proust et la photographie: examen d’un fonds d’archives photographiques mal connu. In BARTHES, Roland. La préparation du roman: cours et séminaires au Collège de France (1977-1978, 1979-1980). Paris: Seuil/IMEDC, 2002c. pp. 385-457.
BARTHES, Roland. Album: inédits, correspondance et varia. Paris: Seuil, 2015.
BAUDRILLARD, Jean. The perfect crime / trans. Chris Turner. London and New York: Verso, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Photography: a middle-brow art. / trans. Shaun Whiteside Cambridge: Polity, 1996.
CALIL, Marco. François Laruelle ao uso da estética e história da arte. In CONGRESSO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE, 12., 2022, São Paulo. Anais do XII Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, 2022. Campinas: Galoá, 2022.
Available at: https://proceedings.science/eha-2022/trabalhos/francoislaruelle-ao-uso-da-estetica-e-historia-da-arte?lang=pt-br. Accessed on: 27 Sept. 2024.
CALIL, Marco. Da ciência-ficção: a hipótese ficcionalista em François Laruelle. In FIORINI, Juan Ferreira; MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues; PEREIRA, Vinícius Carvalho (org.). Poéticas da proximidade: literatura e outros saberes. Belo Horizonte: Tradição Planalto, 2023. pp. 116-124. Available at: https://www.tradicaoplanalto.com.br/_files/ugd/5aa373_481b7a864644483b87c22bfc8e0359a0.pdf. Accessed on: 27 Sept. 2024.
DERRIDA, Jacques. The truth in painting / trans. Geoff Bennington and Ian McLeod. Chicago: University of Chicago, 1987.
LARUELLE, François. The concept of non-photography / trans. Robin Mackay. London/Cambridge: Urbanomic/Sequence Press, 2011.
LARUELLE, François. Photo-fiction, a non-standard aesthetics / trans. Drew S. Burk. Minneapolis: Univocal Publishing, 2012.
SARTRE, Jean-Paul. L’imagination. Paris: PUF, 2007.
TAMINIAUX, Pierre. The paradox of photography. Amsterdam, New York: Editions Rodopi, Faux Titres, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marco Calil, Leda Tenório da Motta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.