Roland Barthes e François Laruelle sobre a essência da Fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.216769

Palavras-chave:

Roland Barthes, François Laruelle, Fotografia, Estética, Foto

Resumo

Este artigo busca adotar uma postura não padrão em relação à arte e à ciência da fotografia. A primeira seção, sobre François Laruelle, baseia-se na crítica à filosofia como técnica da fotografia, uma relação entendida como o destino foto-centrado do pensamento ocidental. Na segunda seção, sobre Roland Barthes, o artigo explora a investigação sobre a natureza da fotografia como pesquisa de sua ontologia e efeitos de sais de prata. A partir do terreno comum de uma fotografia não padrão, o artigo eventualmente avalia semelhanças e diferenças entre as abordagens de François Laruelle e Roland Barthes em prol de uma fotografia de outro gênero e ordem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marco Calil, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Possui diploma de Bacharel e Licenciado em Letras (FFLCH-USP), bem como um Mestrado em Línguas e Literaturas Estrangeiras e Tradução pela Universidade de São Paulo (PPG-LETRAUSP). Atualmente é doutorando no Departamento de Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com bolsa pela chamada CNPq no 07/2022 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, Ciclo 2022, Processo 140792/2022-8, de número e título 404142/2022-2 - Inovação e convergências tecnológicas fase 2: novas perspectivas de reflexão sobre a hipermídia e a produção de conhecimento nos processos comunicacionais, Área 1. Diversidade socioeconômico-étnico-cultural, de gênero, empresarial e organizacional.

  • Leda Tenório da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COS-PUC-SP), bem como pesquisadora associada ao Reseau International Roland Barthes. Ela é diretora de vários grupos de pesquisa em Estudos Visuais e de Imagem, dentre os quais o grupo de pesquisa do CNPq Palavra e Imagem em Pensamento, com bolsa de produtividade em pesquisa CNPq, A Filosofia da Significação em Roland Barthes: uma hermenêutica à luz de Sartre, processo 303452/2021-8.

Referências

BARTHES, Roland. Camera lucida: reflections on photography / trans. Richard Howard. New York: Hill and Wang, 1981.

BARTHES, Roland. Mythologies / trans. Annette Lavers. New York: The Noonday Press, 1991.

BARTHES, Roland. Bernard Faucon. In BARTHES, Roland. Oeuvres complètes: tome 4. Paris: Seuil, 2002a. pp. 471-474.

BARTHES, Roland. Le message photographique. In BARTHES, Roland. Oeuvres complètes: tome 1. Paris: Seuil, 2002b. pp. 1120-1133.

BARTHES, Roland. Proust et la photographie: examen d’un fonds d’archives photographiques mal connu. In BARTHES, Roland. La préparation du roman: cours et séminaires au Collège de France (1977-1978, 1979-1980). Paris: Seuil/IMEDC, 2002c. pp. 385-457.

BARTHES, Roland. Album: inédits, correspondance et varia. Paris: Seuil, 2015.

BAUDRILLARD, Jean. The perfect crime / trans. Chris Turner. London and New York: Verso, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Photography: a middle-brow art. / trans. Shaun Whiteside Cambridge: Polity, 1996.

CALIL, Marco. François Laruelle ao uso da estética e história da arte. In CONGRESSO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE, 12., 2022, São Paulo. Anais do XII Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, 2022. Campinas: Galoá, 2022.

Available at: https://proceedings.science/eha-2022/trabalhos/francoislaruelle-ao-uso-da-estetica-e-historia-da-arte?lang=pt-br. Accessed on: 27 Sept. 2024.

CALIL, Marco. Da ciência-ficção: a hipótese ficcionalista em François Laruelle. In FIORINI, Juan Ferreira; MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues; PEREIRA, Vinícius Carvalho (org.). Poéticas da proximidade: literatura e outros saberes. Belo Horizonte: Tradição Planalto, 2023. pp. 116-124. Available at: https://www.tradicaoplanalto.com.br/_files/ugd/5aa373_481b7a864644483b87c22bfc8e0359a0.pdf. Accessed on: 27 Sept. 2024.

DERRIDA, Jacques. The truth in painting / trans. Geoff Bennington and Ian McLeod. Chicago: University of Chicago, 1987.

LARUELLE, François. The concept of non-photography / trans. Robin Mackay. London/Cambridge: Urbanomic/Sequence Press, 2011.

LARUELLE, François. Photo-fiction, a non-standard aesthetics / trans. Drew S. Burk. Minneapolis: Univocal Publishing, 2012.

SARTRE, Jean-Paul. L’imagination. Paris: PUF, 2007.

TAMINIAUX, Pierre. The paradox of photography. Amsterdam, New York: Editions Rodopi, Faux Titres, 2009.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Calil, M., & Motta, L. T. da. (2025). Roland Barthes e François Laruelle sobre a essência da Fotografia. ARS (São Paulo), 23, e-216769. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.216769