O papel da crítica dos anos 1970 para cá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.233382

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Fortuna crítica, O Papel da crítica, Periferia

Resumo

Após apontar questões fundamentais do contexto produtivo para o adensamento e profissionalização do sistema de arte brasileiro nos anos 1970, as autoras do livro O papel da crítica na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970 identificam transformações significativas na esfera crítica de arte, ao menos desde meados dos anos 1980, que adicionam contradições e complexidades aos processos em curso do adensamento de nosso circuito de arte. Mudanças dos últimos 30 anos redefiniram hierarquias entre instâncias e agentes do sistema de arte, o mercado ganhou protagonismo inédito na cadeia de construção de valor da obra de arte, e a crítica, tal como idealizada na modernidade, perdeu sua razão de ser social. Nesse novo contexto, a pergunta proposta é: a produção crítica pensada a partir de e em nosso contexto periférico ainda teria algo a nos dizer? De outra forma, seria possível dialetizar nossa fortuna crítica, desenvolvida ao longo do século XX, com as questões urgentes de nosso presente?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Martha Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Mestra e doutora em História da Arte doutora em História Social da Cultura, PUC-RJ, tendo realizado o PDEE com bolsa sanduíche CAPES, na CUNY (City University of New York). Tem experiência em História da Arte, atuando nos temas de arte brasileira, história da arte moderna e contemporânea e sistema de arte. É coautora do livro “O Papel da Crítica na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil dos anos 1970”, pela editora Nau/Faperj(2023) Atua como pesquisadora e professora no Instituto de Arte (UERJ) e no PPGArt (UERJ). Desde então, vem publicando artigos, ensaios, resenhas e livros.

  • Fernanda Lopes Torres, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Lecionou em cursos de graduação e pós-graduação na UERJ, Senai CETIQT e PUC-Rio. Atualmente é pesquisadora de arte da Empresa Municipal de Multimeios. Tem experiência na área de História da Arte, com ênfase em História da Arte Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, vanguardas e crítica de arte. Arp Fellow na Stiftung Arp e.V. (2021).

Referências

ALVES, Cauê. A curadoria como historicidade viva. In: RAMOS, Alexandre Dias (Org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Editora Zouk, 2010.

BASBAUM, Ricardo. Perspectivas para o museu no século XXI. Fórum Permanente, São Paulo, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.forumpermanente.org/revista/edicao-0/textos/perspectivas-para-o-museu-no-seculo-xxi. Acesso em: 25 nov. 2024.

HERKENHOFF et al. Desafios para museus de arte no Brasil no século XXI. In: GROSSMANN, Martin; Mariotti, GILBERTO (Org.). Museu Arte Hoje. São Paulo: Hedra, 2011. Disponível em: http://www.forumpermanente.org/painel/palestras/desafios-para-museus-de-arte-no-brasil-no-sec-21-integra. Acesso em: 26 nov. 2024.

NAVES, Rodrigo. Um azar histórico: desencontros entre moderno e contemporâneo na arte brasileira. Novos Estudos CEBRAP, [S.l.], v. 3, n. 64, pp. 5-21, 2002.

NOBRE, Ligia. Guggenheim-Rio é uma visão estereotipada do Brasil. Fórum Permanente, São Paulo, 2022. Disponível em: http://www.forumpermanente.org/rede/numero/rev-numero2/ligia-nobre. Acesso em: 27 fev. 2023.

OSBORNE, Peter. Arte Contemporânea e arte pós-conceitual. Revista Poiésis, v. 17, n. 27, pp. 39-54, 2016. DOI: 10.22409/poiesis.1727.39-54

TORRES, Fernanda Lopes; TELLES, Martha (Orgs.). O papel da crítica na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970. Rio de Janeiro: Nau, 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Edição

Seção

Dossiê Deslocamentos da História e da Crítica de Arte: 1970-2020

Como Citar

Telles, M., & Torres, F. L. (2025). O papel da crítica dos anos 1970 para cá. ARS (São Paulo), 23, e-233382. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.233382