The schumannian warp: transitivity and intermedium

Authors

  • Amilcar Zani Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Música
  • Heloisa Zani Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Música
  • Branca de Oliveira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Artes Plásticas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.96739

Keywords:

art-research, interdisciplinarity, multiplicity, music/video, interactivity.

Abstract

The schumannian warp is a concert-installation consisting of video and piano performances on a specific environment. The video compositions are simultaneously projected on the sidewalls, as well on a special screen, which involves a circular stage where the piano is placed. Through digital processing in real time, the images of the musical performance are merged to a pre-edited video mapped projection. Not only to render the consonance of multiplicities of Schumann’s work with the procedural esthetic paradigm that characterizes the contemporary world, this video composite combines the artistic expression of piano and video performances with the practice of organized research and critic studies continuously renewed, enhancing the contemporaneity of propositions created by the culture geniuses Robert and Clara Schumann, and Johannes Brahms. Thereby, the schumannian warp confirms the modernity of poetic works distant in time.

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Author Biographies

  • Amilcar Zani, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Música
    Professor titular nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pianista e pesquisador, é também arquiteto. Sua especialização inclui estudos de piano em Portugal, Alemanha e Estados Unidos. Os projetos de pesquisa que coordena enfatizam o Romantismo Germânico de Robert Schumann e a Segunda Escola de Viena na Coleção Clara e Edward Steuermann.
  • Heloisa Zani, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Música
    Docente do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) nos cursos de graduação e pós-graduação, tem a busca de novas propostas didáticas em relação ao ensino do piano uma constante em suas atividades. Em seus estudos abordou a produção musical de Hans Eisler e também a correspondência entre Clara e Edward Steuermann e René Leibowitz. O interesse pela música de câmara levou-a ao estudo minucioso da produção musical para piano a quatro mãos e dois pianos.
  • Branca de Oliveira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Artes Plásticas
    Artista, pesquisadora e docente nos programas de graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Fundadora e coordenadora, desde 2003, do grupo de pesquisa “Poética da Multiplicidade: modos contemporâneos de produção de imagens poéticas”, consolidado e certificado pelas instituições USP e CNPq. Com procedimentos criativos derivados de potencialidades gráficas da infraestrutura operacional tecnológica, da combinatória do algoritmo e da lógica de processamento de dados, realiza experimentos estéticos em cujo horizonte está o problema da constituição de um “corpo intensivo”.

Published

2014-12-24

Issue

Section

Multimedia

How to Cite

Zani, A., Zani, H., & Oliveira, B. de. (2014). The schumannian warp: transitivity and intermedium. ARS, 12(24), 71-80. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.96739