O cubismo como método

Autores/as

  • Rosa Gabriella de Castro Gonçalves Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.122361

Palabras clave:

Cubismo, Modernismo, pintura, Expressionismo abstrato, colagem

Resumen

Este artigo busca discutir a relevância do Cubismo para a concepção de Modernismo elaborada pelo crítico de arte norte-americano Clement Greenberg a partir da análise de ensaios e textos críticos publicados por ele ao longo de mais de três décadas, nos quais transparece a identificação da unidade do plano pictórico – entendida pelo crítico como uma das características mais essenciais da pintura moderna, ao lado da planaridade – com o pensamento plástico cubista.

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Biografía del autor/a

  • Rosa Gabriella de Castro Gonçalves, Universidade Federal da Bahia
    Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professora de Teoria da Arte e Estética na Universidade Federal da Bahia. Autora de Kant, Greenberg e o formalismo na arte (EDUFBA, 2016).

Publicado

2017-04-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar