Pedagogía Griô: paradigmas de la tradición oral en arte/educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436

Palabras clave:

Tradición oral, Arte/educación, Pedagogía Griô, Cultura popular

Resumen

El presente artículo intenta discutir la importancia de la oralidad y de las tradiciones de culturas contra-hegemónicas para la educación, basándose en la pedagogía Griô y las experiencias que ha relatado en entrevista Silvania Francisca de Jesus, profesora en una escuela pública brasileña. El texto explora las vivencias propuestas por esa pedagogía en cuanto estrategia de humanización de la educación.

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Biografía del autor/a

  • Iago Cerqueira dos Santos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Iago Cerqueira dos Santos é graduando em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente, é estagiário em curadoria pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e de licenciatura pelo Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Arte.

  • Carolina Eiras Pinto, Universidade de São Paulo

    Carolina Eiras Pinto é graduanda na dupla titulação de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. Fez iniciação científica com um recorte em artistas digitais pioneiros no uso de GIFs. Atualmente, é estagiária de licenciatura pelo Projeto Residência Pedagógica - Subprojeto Artes.

  • Pamella Correia Croda, Universidade de São Paulo

    Pamella Correia Croda é graduanda da dupla titulação de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. Foi estagiária na área de conservação preventiva no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e atualmente faz estágio no Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Arte.

  • Thiago de Jesus Correa, Universidade de São Paulo

    Thiago de Jesus Correa é graduando na dupla titulação de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. Foi estagiário no Projeto Oficina de Artes na Escola de Aplicação da USP. Atualmente, é estagiário de licenciatura pelo Projeto Residência Pedagógica - Subprojeto Artes.

Referencias

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Publicado

2021-12-30

Número

Sección

Diálogos com a Graduação

Cómo citar

Santos, I. C. dos, Pinto, C. E., Croda, P. C., & Correa, T. de J. . (2021). Pedagogía Griô: paradigmas de la tradición oral en arte/educación. ARS, 19(43), 431-461. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436