As ciências cognitivas e a pesquisa na criação artística e a estética

Autores/as

  • Edmond Couchot

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64425

Palabras clave:

ciências cognitivas, pesquisa e arte, teorias da arte e da estética

Resumen

Este trabalho comenta, num primeiro momento, a história das ciências cognitivas, partindo da cibernética, passando pelo que chamaremos de “cognitivismo”, e, depois, pelo que denominaremos “conexionismo”, e, chegando, enfim, ao momento atual, que é marcado pela multiplicidade das direções de pesquisa, em que se delineia uma forte tendência crítica aos paradigmas anteriores. Num segundo momento, discute-se a influência das ciências cognitivas sobre as teorias da arte e da estética.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Edmond Couchot
    Doutor e Professor Titular Emérito, Edmond Couchot dirigiu o departamento de Artes e Tecnologias da Imagem na Universidade Paris 8 durante duas décadas, e continua participando de Pesquisas do Centro Imagens Digitais e Realidade Virtual – INREV. Sua área de ensino e pesquisa são as interações entre a arte e a ciência, principalmente entre as teorias da arte e da estética e as ciências e tecnologias da cognição. Desde 1965, Edmond Couchot compartilha as atividades da Associação Francesa de Cibernética e Sistemas Gerais, e já criou dispositivos eletrônicos interativos que reagem ao som e solicitam a participação do espectador. Há alguns anos, os recursos de “tempo real” permitiram-lhe prolongar essas pesquisas e participar de inúmeras exposições internacionais. Publicou diversos estudos sobre o assunto, entre os quais destacam-se: Image. De l’optique au numérique (Hermès, Paris, 1988); A tecnologia na arte. Da fotografia à realidade virtual (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003); L’Art numérique. Comment la technologie vient au monde de l’art (Flammarion, 2003, em colaboração com Norbert Hillaire); Des images, du temps et des machines, dans les arts et la communication (Éditions Jacqueline Chambon, 2007); e La Nature de l’Art. Ce que les sciences cognitives nous révèlent sur le plaisir esthétique (Hermann, 2012).

Publicado

2012-11-14

Número

Sección

Arte, tecnologia e novas mídias

Cómo citar

As ciências cognitivas e a pesquisa na criação artística e a estética. (2012). ARS, 10(20), 86-95. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64425