From de Effect to the Paradigm: Narcissus, Medusa and Pygmalion
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106083Mots-clés :
spectator, image, Narcissus, Medusa, PygmalionRésumé
The paper aims to characterize the relation between spectators and images and, therefore, uses the mythological figures of Narcissus, Pygmalion and Medusa, routinely used to talk about pictures. Often, Narcissus is associated with self- -representation; Medusa with photography and death and Pygmalion with the simulacrum. However, in a brief footnote, W.J.T. Mitchell talks about the “effects” that images provoke in viewers, establishing a relationship between spectators, images and these three paradigmatic figures. This paper proposes to expand Mitchell´s view and assume that the three myths contain the main elements to follow the relationship between spectators and images.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.