Desaparecimento no Mar

Auteurs

  • Rodrigo Freitas Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.121135

Mots-clés :

Tacita Dean, tempo, imagem

Résumé

O presente texto investiga a relação entre tempo e imagem a partir de alguns trabalhos da artista inglesa Tacita Dean. Sabemos que a imagem, com seu ritmo intermitente de desaparecimentos e sobrevivências nos apresenta um presente mantido em suspensão e povoado de múltiplos passados. Entretanto, o que se vislumbra é uma projeção sobre as lacunas e os restos da história, ou seja, é sob o signo da ausência que a imagem se funda. Consciente disso, Dean investiga a nossa cultura da obsolescência explorando temas como as ruínas arquitetônicas, os resquícios do passado e da história e também a própria memória. Ao fazer uso de tecnologias obsoletas em seu processo de trabalho, a artista indaga sobre a natureza da imagem e sua relação intrínseca com o tempo.

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Publiée

2016-12-28

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Desaparecimento no Mar. (2016). ARS (São Paulo), 14(28), 29-51. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.121135