Cultura visual japonesa: a intersecção entre arte e o design gráfico

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.122067

Mots-clés :

Japão, artes gráficas, ukyo-e, sumie, rinpa

Résumé

Neste artigo, será abordada a relação e as influências estéticas entre as artes tradicionais do Japão e a comunicação visual contemporânea, em especial o design gráfico japonês. A arte desenvolvida durante o período de isolamento do Japão tem notável influência na linguagem estética da comunicação comercial. Para investigar essa relação, a questão sobre a abordagem investigativa das artes e do design gráfico será problematizada para definir um caminho metodológico a ser seguido. Posteriormente, o desenvolvimento de três linguagens artísticas japonesas (ukiyo-e, sumie e rinpa) será contextualizada para criar análises e relações visuais com trabalhos na área do design gráfico japonês.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Flavio Almeida, Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário de Lisboa Universidade da Beira Interior
    Professor Doutor no Departamento de Artes de Letras da Universidade da Beira Interior e do Departamento de Design do IADE–U

Téléchargements

Publiée

2017-04-30

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Almeida, F. (2017). Cultura visual japonesa: a intersecção entre arte e o design gráfico. ARS (São Paulo), 15(29), 146-173. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.122067