Una vida entre la imagen y la letra: Joan Ponç en Brasil
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.174658Mots-clés :
Joan Ponç y Brasil, vanguardias brasileña y española, relaciones interartísticasRésumé
Ese artículo discute la escritura íntima del pintor catalán Joan Ponç (1927-1984) a fin de delinear parte de su historia en Brasil, cuyo tránsito por el medio artístico-cultural brasileño se fijó en una narrativa cristalizada en dos vías: en su producción pictórica, en su diario y correspondencia, cultivados en su estancia paulistana y en su retorno a Cataluña. Para pensar su naturaleza híbrida, configurada entre el mundo de “yo” y el de los otros, el análisis explorará archivos personales del pintor y de sus exalumnos brasileños a través de una escritura de fondo ensayístico, con el intuito de excavar las posibilidades de tanteo hacia la recuperación de un pasado reordenado y recriado por una mano que pinta y escribe.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BROSSA, Joan. L’hivern i la capa o el califat del foc. In FOIX, J.V. 97 notes
sobre ficcions poncianes. Barcelona: La Polígrafa, 1974.
GUSDORF, G. Lignes de vie 1. Les écritures du moi. Paris: Éditions Odile
Jacob, 1991.
MUSATTI, Jeanete. Entrevistas I, II e IV. [janeiro, maio e outubro. 2017].
Entrevistadora: Margareth dos Santos. São Paulo, janeiro, maio e outubro
de 2017.
PONÇ, Joan. Carta de Joan Ponç a Jeanete Musatti. Barcelona, 3 mar 1965.
Arquivo pessoal de Jeanete Musatti, 1965.
PONÇ, Joan. Diari d’artista i altres escrits. Barcelona: Edicions Poncianes,
BIBLIOGRAFÍA ADICIONAL
PONÇ, Joan. Carta de Joan Ponç a Jeanete Musatti. Barcelona, 18 out 1965.
Arquivo pessoal de Jeanete Musatti, 1965.
RICOUER, P. A memória, a história, o esquecimento. Editora Unicamp:
Campinas, 2000.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Margareth Dos Santos 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.