O surrealismo envergonhado
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.198222Mots-clés :
Modernismo, Surrealismo, FotomontagemRésumé
Ainda que não tenha havido um movimento surrealista no Brasil, alguns modernistas se identificaram com a estética e alguns dos princípios norteadores deste movimento, como por exemplo o inconsciente, e realizaram trabalhos no campo da fotomontagem. Contudo, tais experiências foram ofuscadas, inicialmente pelo desejo de criar um imaginário nacional e, posteriormente, pelo espaço conquistado por obras de caráter mais construtivo.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
CAVALCANTI, Auro. Maria Martins na Casa Roberto Marinho. In RJEILLEE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021.
CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como introdução à arte moderna: visões modernistas sobre a fotografia e o surrealismo, Ars, São Paulo, v. 1, n. 1, 2003, pp. 67-81.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe, ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
FABRIS, Annateresa. Fotomontagem e surrealismo: Jorge de Lima, Revista USP, São Paulo, n. 55, set./nov. 2002, pp. 143-151.
FERREIRA, Glória. Figuração x abstração: Brasil no final dos anos 40. São Paulo: Instituto de Arte Contemporânea-IAC, 2013.
GREET, Michelle. Devouring Surrealism: Tarsila do Amaral’s Abaporu, Papers of Surrealism, n. 11, 2015, pp. 1-39. Disponível em: <https://www.research.manchester.ac.uk/portal/files/63517395/surrealism_issue_11.pdf>. Acesso em: maio 2022.
JACQUES, Paola Berenstein. Pensamentos selvagens, montagem de uma herança, 2. Salvador: Edufba, 2021.
LOPES, Fernanda. Não se esqueçam que vocês vieram dos trópicos. In RJEILLEE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021, pp. 41-49.
MENDES, Murilo. André Breton. In Surrealismo - Labirinto surrealista, textos escolhidos. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, pp. 113-114.
PEDROSA, Adriano; MARTINS, Heitor. Maria Martins no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo: MASP, 2021.
PONGE, Robert. Sobre a chegada e a expansão do surrealismo na América Latina. In DAHER, Andrea (org.). Surrealismo. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, pp. 42-87.
RJEILLEE, Isabella. Ficções tropicais. In RJEILLEE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Rosa Gabriella de Castro Gonçalves 2022
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.