A “Imagem-Sintoma” em Georges Didi-Huberman

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.213992

Mots-clés :

Georges Didi-Huberman, sintoma, figurabilidade, representação mimética

Résumé

Este artigo apresenta uma introdução ao pensamento de Georges Didi-Huberman, no que se refere à sua leitura do conceito de “sintoma”, de “figurabilidade” e de outros aspectos da psicanálise freudiana, como chave de interpretação crítica às noções de representação, semelhança e imitação, bem como ao método iconológico de matriz panofskiana. O artigo demonstra como esses conceitos são operados pelo autor, colocando em questão o dispositivo mimético e reivindicando uma abertura no regime de visibilidade da pintura que dê lugar à sua figuralidade. Ao evocar a ideia de uma “imagem-sintoma”, Didi-Huberman propõe uma ruptura com os esquematismos da crítica e da historiografia da arte.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Marcella Imparato, Universidade de São Paulo

    Marcella Imparato é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte (PPGEHA - USP).

Références

BELTING, Hans. A verdadeira imagem / trad. Artur Morão. Porto: Dafne editora, 2011.

BELTING, Hans. Antropologia da Imagem: para uma ciência da imagem / trad. Artur Morão. Lisboa: KKYM, 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte / trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens / trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: UFMG, 2015a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Invenção da histeria. Charcot e a iconografia fotográfica da Salpêtrière / trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015b.

FABBRINI, Ricardo N. Muralha de pintura: Frenhofer e Bergotte. In SILVIA, Cintia V. et al. (org.). Estética em Perspectiva. 1a. ed., Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.

FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 13: conferências introdutórias à psicanálise (1916 – 1917) / trad. Sergio Tellaroli; revisão da trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

GAGNEBIN, Jeanne M. Sete Aulas Sobre Linguagem, Memória e História. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

HATT, Michael; KLONK, Charlotte. Art History: A critical introduction to its methods. Manchester University Press, 2017.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais / trad. Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1991.

PIC, Muriel. Qu’est-ce que s’orienter dans les images ? Revue Littéraire Mensuelle Europe, Paris, n. 1069 - Georges Didi-Huberman, maio de 2018.

WARBURG, A. et al. La guarigione infinita: storia clinica di Aby Warburg. Vicenza: Neri Pozza, 2005.

Téléchargements

Publiée

2024-08-15

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Imparato, M. . (2024). A “Imagem-Sintoma” em Georges Didi-Huberman. ARS (São Paulo), 22, e-213992. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.213992