Uma resenha, mesmo que tardia: Roberto Pontual e a sobrevida da questão da identidade nacional na arte brasileira dos anos 1980

Auteurs

  • Tadeu Chiarelli USP; MAC; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000100007

Mots-clés :

arte brasileira, crítica de arte, anos oitenta no Brasil, identidade nacional na arte brasileira, Roberto Pontual, José Leonilson, Leda Catunda

Résumé

Partindo do panorama traçado pelo crítico carioca Roberto Pontual em Explode Geração!, livro publicado em 1985, pretende-se analisar em que medida a questão da identidade brasileira na arte realizada no país encontrou respaldo na cena dos anos 1980, momento em que a produção de uma jovem geração de artistas foi alinhada à tradição do barroco brasileiro, tradição esta que, segundo o crítico, perpassaria e alinhavaria alguns dos trabalhos do período, fornecendo-lhes uma espécie de chancela de uma brasilidade insuspeita, a despeito de todo contato que travavam com a arte internacional. Esta "resenha tardia" propõe-se tão somente indicar caminhos possíveis para futuros estudos mais detalhados acerca de tal questão.

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Publiée

2010-01-01

Numéro

Rubrique

Arte, tecnologia e novas mídias

Comment citer

Chiarelli, T. (2010). Uma resenha, mesmo que tardia: Roberto Pontual e a sobrevida da questão da identidade nacional na arte brasileira dos anos 1980 . ARS (São Paulo), 8(15), 92-103. https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000100007