A semana de cem anos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.184567Palavras-chave:
Modernismo, Semana de Arte Moderna, Memória, HistóriaResumo
Às vésperas de seu centenário, a Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, se torna definitivamente uma efeméride nacional. A história dessa consagração, porém, é tortuosa e escrita por diferentes frentes de ação. Quase cem anos depois do evento – narrado pela sua fortuna crítica como, paradoxalmente, origem e destino da arte brasileira no século XX – sua força centrípeta paulistana e seu corte de classe colocam o arquivo modernista frente a novas perguntas e respostas sobre os impasses do Brasil contemporâneo. O artigo apresenta outros momentos em que o modernismo é questionado em sua excessiva “força fatal” e como, mesmo assim, se estabelece enquanto possibilidade transformadora de refletirmos sobre o país.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário. Aspectos da Literatura Brasileira. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.
ANDRADE, Mário. Modernismo. In ANDRADE, Mário. O Empalhador de Passarinhos. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.
ANDRADE, Mário. Da fadiga intellectual. Revista do Brasil, vol. 26, n. 102, ano 8 (jun. 1924), pp. 113-121.
ATHAYDE, Tristão de. Estudos – segunda série. Rio de Janeiro: Terra do Sol, 1928.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In BARRENTO, João (org.e trad.). Walter Benjamin – o anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, pp. 7-20.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Cultura – 1900 a 1945. 11ª ed. In CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História Literária. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010, pp. 117-146.
COELHO, Frederico. A Semana sem fim: celebrações e memória da Semana de Arte Moderna de 1922. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.
FREYRE, Gilberto. Em torno de uma revolta (1924). In: SANT’ANA, Moacir Medeiros. Documentário do Modernismo. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 1976, pp. 12-14.
INOJOSA, Joaquim. A Arte Moderna (1924). In: DINIZ, Clarissa, HEITOR, Gleyce Kelli e SOARES, Paulo Marcondes (org.). Crítica de Arte em Pernambuco – Escritos do Século XX. Rio de Janeiro: Azougue Editoral, 2012, pp.38.
VAZ, Sérgio. Periferia Moderna. In: Vermelho (website), publicado em 1910/2007, in: https://vermelho.org.br/2007/10/19/do-sarau-da-cooperifa-asemana-de-arte-moderna-da-periferia/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fred Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.