A Revista aSPAs 5.1 já está no ar cheia de novidades!
Foi lançada no dia 30/06/2015 a edição 5.1 da Revista aSPAs. Esse número, que tem como tema Improviso e processos de criação: entre a prática e a teoria das artes cênicas, se propõe a um olhar sobre a produção acadêmica brasileira que tem como destaque o diálogo constante entre teoria e prática.
Na seção Forma Livre a fotógrafa e performer soteropolitana Ravena Maia fala sobre o processo da performance Retrato. A partir de sua pesquisa sobre a performatividade de fotos posadas, ela propõe, para cada artigo, uma capa diferenciada.
A partir do tema central da Revista abrem-se perspectivas de abordagem do ofício do artista cênico que perpassam camadas da técnica e da vida. Nesse sentido, destaca-se a colaboração de Julia Varley na seção Especial junto da tradução do texto de Richard Boleslavski Fundamentos da atuação.
A seção Artigos, traz textos que circunscrevem pesquisas acadêmicas nas quais os artistas pesquisadores registram seus processos ou trazem à luz seus objetos de pesquisa sob pontos de vista que abrangem os aspectos políticos da arte, as metodologias de outros artistas ou as desenvolvidas particular ou grupalmente. Sobressaem-se dois assuntos: a improvisação e a apropriação de modelos para treinamento e criação.
Na seção Desenhos de Pesquisa, o artigo Dramaturgia da Memória de Juliano Ricci Jacopini evidencia o processo de construção e reflexão acerca da dramaturgia corporal baseada no espetáculo Líquido. E Aikido e a Capoeira, por Renata Mazzei Batista, traça possibilidades de criação de procedimentos para a preparação do ator e encenação a partir de estímulos provindos das artes marciais.
Convidamos os leitores a partilhar conosco deste rico material.