O teatro de animação no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados

Autores

  • José Parente Universidade Federal da Grande Dourados. Núcleo de Artes Cênicas (NAC).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p11-25

Palavras-chave:

Bonecos, Encenação, Máscaras, Objetos, Pedagogia

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as contribuições do teatro de animação no âmbito do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), instituição pública de ensino superior situada em Dourados, município da região sul do estado de Mato Grosso do Sul. O texto destaca as principais ações de ensino, pesquisa e extensão da área coordenadas pelo autor, que é docente do curso desde o ano de 2010.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Parente, Universidade Federal da Grande Dourados. Núcleo de Artes Cênicas (NAC).

    Universidade Federal da Grande Dourados; Professor Adjunto; e-mail: joseparente@ufgd.edu.br. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2019. Orientadora: Profª Drª Sonia Lucia Rangel. Ator e diretor teatral.

Referências

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, ARTES E LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Projeto político pedagógico do curso de graduação em Artes Cênicas: Licenciatura e bacharelado. Dourados, 2017.

MOREIRA, M. H. S. A vivência docente do bolsista do PIBID Artes Cênicas no estágio supervisionado. In: BARROS, Ariane Guerra; JANIASKI, Flávia (org.). Conversas com a escola: relatos do PIBID-UFGD Artes Cênicas/Teatro em escolas do MS. Assis: Triunfal; UFGD, 2017.

PARENTE, J. A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

PARENTE, J.; SILVA, V. Teatro de bonecos na sala de aula: reflexões sobre experiências no estágio supervisionado. Revista de humanidades, tecnologia e cultura, Bauru, v. 11, n. 1, 2022.

SILVEIRA, S. M. O teatro de bonecos como prática educativa: um estudo dos limites e possibilidades nas séries iniciais do 1º grau na escola pública. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

O teatro de animação no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados. (2022). Revista Aspas, 12(2), 11-25. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p11-25