Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte: transmissão do saber e da prática pela internet

Autores

  • Zildate Ramos de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p39-50

Palavras-chave:

Cultura popular, Tecnologia, Transformação

Resumo

Este artigo, fruto de uma pesquisa de doutorado, se propõe a informar o que é o Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte e a refletir sobre o processo de transmissão e de construção desse tipo de teatro diante das novas tecnologias, em especial a internet. A metodologia aplicada foi a observação participante e análise dos dados utilizando teóricos que refletem sobre a cultura popular e a internet, como Bosi, Hine, Zumthor, Hall e Johnson.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Zildate Ramos de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob orientação do PhD Luiz Assunção. Área de estudo: Memória, Identidade e Cultura Popular. Pesquisadora do Teatro de João Redondo do RN, com ênfase nos processos de construção e de transformação da prática e do saber. Professora de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Bonequeira do grupo de teatro de bonecos Os Galantes. Autora do livro Show de Mamulengos de Heraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo da cultura popular (2015).

Referências

ALCURE, Adriana Schneider. Mamulengos dos mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens. 2001. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

ALCURE, Adriana Schneider. A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do mamulengo. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

BOSI, Alfredo. Cultura como Tradição. In: BORNHEIM, Gerd et al. Cultura brasileira: tradição/contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Funarte, 1987. p. 31-58.

BURGES, Jean; GREEN, Joshua. Youtube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

CARRICO, André. Mas será o Benedito? Mudança e permanência no boneco popular. Móin-Móin: revista de estudos sobre teatro de formas animadas. Jaraguá do Sul, ano 12, v. 15, jun. 2016.

FILHO, Hermilo Borba. Fisionomia e espírito do mamulengo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HINE, Christine. Etnografia virtual. 3. ed. Barcelona: Editorial UOC, 2004. (Coleción Nuevas Tecnologias y Sociedad.)

JOHNSON, Steven. Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MACÊDO, Zildalte Ramos de. “Show de Mamulengos” de Heraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo na cultura popular. Natal: Editora IFRN, 2015.

REGISTRO do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau e João Redondo. Dossiê Interpretativo. Brasília, DF: MinC; IPHAN; UnB; ABTB, 2014.

SANTAELLA, Lúcia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2003.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte: transmissão do saber e da prática pela internet. (2022). Revista Aspas, 12(2), 39-50. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p39-50