A sensação indissolúvel: a transdução entre corpo e som como PaR

Autores

  • Andrés Grumann Sölter Universidad Católica de Chile
  • Camila R. Cannobbio Universidad Católica do Chile

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p145-158

Palavras-chave:

PaR, Sensação, Somática, Som, Transdução

Resumo

Este ensaio explora a ligação indissolúvel entre o corpo e o som por meio de um laboratório em formato PaR (Prática como Pesquisa) com foco em como o tratamento auditivo de som ativa a percepção de uma experiência corporal interna. Para isso, utilizamos o sistema “Gordura” de Body-Mind Centering como meio de exploração somática para buscar formas de transduzir a experiência corporal em som e vice-versa. O conceito de transdução foi um elemento-chave para abordar a ligação entre ambos, enfatizando a natureza vibracional das sensações corporais, através de técnicas de foley, microfonia e síntese modular. A concepção interdisciplinar do laboratório, abordada em conjunto com uma metodologia PaR, permitiu desenvolver novas perspectivas e ligações entre som, sensação e experiência corporal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrés Grumann Sölter, Universidad Católica de Chile

    Andrés Grumann Sölter é PhD em Estudos de Teatro e Dança pela Freie Universität Berlin (Institut für Theater u. Tanzwissenschaft sob a tutela de Erika Fischer-Lichte); ele também é formado em Filosofia pela Pontificia Universidad Católica de Chile e concluiu o Treinamento de Artista Sonoro em Tsonami (2021). Ele leciona e pesquisa na Faculdade de Artes da Pontifícia Universidad Católica do Chile (Escola de Teatro e Pós-Graduação em Artes).

  • Camila R. Cannobbio, Universidad Católica do Chile

    Camila R. Cannobbio é bacharel em Atuação pela Universidad Católica do Chile (UC). Mestre em Perfomance Practice as Research e Movement: Directing and Teaching, ambos pela Royal Central School of Speech and Drama, Londres. Diploma em Dança e Mediação Tecnológica pela UNAM. Desde 2017 trabalha como professora na área do movimento na Escola de Teatro da UC.

Referências

BAINBRIDGE COHEN, Bonnie. Sensing, feeling and action: the experiential anatomy of Body-Mind Centering. Ontario: Contact Editions, 2018.

BIELETTO-BUENO, N. Las Artes Sonoras en el entendimiento complejo de la escucha. 2023. En TSONAMI. Disponible en <https://tsonamiediciones.cl/entendimiento_complejo_de_la_escucha/> accedido el 08/04/24.

CANNOBBIO, Camila; LÓPEZ, Daniela; CASTILLO, Daniela; RIVEROS, Tomas. Movimiento sensible. Aproximaciones somáticas para la formación actoral. Valparaíso: Universidad de Playa Ancha, 2022.

CONTRERAS, M. J.; CISTERNAS, P.; GÓMEZ, R. (Eds.). Cadáver exquisito: tres experiencias de investigación performativa en Chile. Santiago: Oso Liebre, 2020.

CONTRERAS, María José. La investigación artística en el contexto de la nueva institucionalidad científica en Chile. En: OPAZO, C. & BLANCO, F. (eds) Democracias incompletas: debates críticos en el cono Sur. Santiago: Cuarto propio, 2020, pp. 369 – 389.

CONTRERAS, María José. La práctica artística en la formación de postgrado: Polémicas, transferencias y diálogos. En: MUNDIM, A.C. (eds.) Múltiplos Olhares sobre Processos Descoloniais nas Artes Cênicas. Sao Paulo: Paco Editorial, 2018, pp. 93-113.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica de la sensación. Madrid: Arena Libros, 2016.

FÁVERO, Mateus. Perspectivas para un teatro investigativo. En: LORA, Lucía/DUBATTI, Jorge (Ed.) Artistas-Investigadoras/es y producción de conocimiento de la escena. Lima: Editorial de la Escuela Nacional Superior de Arte Dramático “Guillermo Ugarte Chamorro”, 2023: 153-178.

GRUMANN SÖLTER, Andrés. ¿Qué entendemos por investigación en Artes?: un desafío para la discusión sobre el Ministerio de Ciencia, Tecnología e innovación. 2018. En EL MOSTRADOR. Disponible en <https://www.elmostrador.cl/cultura/2018/01/15/que-entendemos-por-investigacion-en-artes-un-desafio-para-la-discusion-sobre-el-ministerio-de-ciencia-tecnologia-e-innovacion/> accedido el 08/04/24

HANNA, Thomas. What is somatics?. En: DON HANLON, Johnson (ed.) Bone, breath and Gesture. Berkeley: North Atlantic, 1995, p. 341-53.

IZQUIERDO, José Manuel. ANID al debe: por un desarrollo científico desde las artes. 2022. En CIPER CHILE. Disponible en <https://www.ciperchile.cl/2022/01/13/anid-al-debe-por-un-desarrollo-cientifico-desde-las-artes/ > accedido el 08/04/24.

LABELLE, Brandon. Agencia Sónica. El sonido y las formas incipientes de resistencia. Jaén: UJA Editorial, 2020.

NELSON, Robin. Practice as research in the arts: principles, protocols, pedagogies, resistances. London: Palgrave Macmillan, 2013.

PALLASMAA, Juhani. Los ojos de la piel: la arquitectura y los sentidos. España: Gustavo Gili, 2017.

SÁNCHEZ, José Antonio. Investigación y experiencia. Metodologías de la investigación en artes escénicas. Barcelona: Estudis Escénics. Quaderns de L´Institu del Teatre, 2009.

VILLEGAS, Ignacio & ESPINOZA, Danilo (Ed.). La creación artística en artes visuales en Chile y sus formas de investigación: el caso del sistema universitario. Chile: LOM Editores, 2019.

VOEGELIN, Salomé. Sonic Possible Worlds. London/New York: Bloomsbury Publishing Inc, 2021.

Publicado

2024-10-31

Como Citar

Sölter, A. G., & Cannobbio, C. R. (2024). A sensação indissolúvel: a transdução entre corpo e som como PaR. Revista Aspas, 14(1), 145-158. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p145-158