Acessibilidade cultural e figurino inclusivo: um estudo de caso do espetáculo Mig Meg Mug
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i1p77-93Palavras-chave:
criação colaborativa, práticas inclusivas, figurino tátil, mediação sensorialResumo
Este artigo analisa o processo de criação do espetáculo Mig Meg Mug a partir da perspectiva da acessibilidade cultural e do design de figurino inclusivo. Dirigido por Maria Alice Possani e com figurinos desenvolvidos por Anna Kühl, o espetáculo integra elementos de acessibilidade, como a audiodescrição incorporada à dramaturgia e a criação de figurinos táteis que dialogam com os conceitos da obra. Durante a pandemia, o processo criativo colaborativo foi adaptado às restrições, utilizando ferramentas remotas para garantir a comunicação e o desenvolvimento dos figurinos. Este estudo destaca como a acessibilidade pode ser integrada como uma linguagem artística inovadora, transformando o teatro em uma experiência compartilhada por todos os públicos.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 jan. 2025.
GIMENES, Miriam. Acessibilidade cultural e processos criativos: desafios e perspectivas. Revista Inclusão Cultural, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 45-50, 2013.
LAWSON, Anna. Design inclusivo: práticas e desafios contemporâneos. London: Routledge, 2017.
OLIVER, Mike. The Politics of Disablement. London: Palgrave Macmillan, 1990.
REZENDE, Maria José de. Acessibilidade cultural e inclusão social. Curitiba: UFPR, 2010.
SEPÚLVEDA, Luis. História de Mix, Max e Mex. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
UNITED NATIONS – UN. Universal Declaration of Human Rights. Geneva: UN, 1948. Disponível em: https://www.un.org/en/about-us/universal-declaration-of-human-rights. Acesso em: 7 jan. 2025.
UNITED NATIONS – UN. Convention on the Rights of Persons with Disabilities (CRPD). Geneva: UN, 2006. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/disabilities/convention-on-the-rights-of-persons-with-disabilities.html. Acesso em: 16 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana Schmidt Tomazini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.
