Acessibilidade cultural e figurino inclusivo: um estudo de caso do espetáculo Mig Meg Mug

Autores

  • Juliana Schmidt Tomazini Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i1p77-93

Palavras-chave:

criação colaborativa, práticas inclusivas, figurino tátil, mediação sensorial

Resumo

Este artigo analisa o processo de criação do espetáculo Mig Meg Mug a partir da perspectiva da acessibilidade cultural e do design de figurino inclusivo. Dirigido por Maria Alice Possani e com figurinos desenvolvidos por Anna Kühl, o espetáculo integra elementos de acessibilidade, como a audiodescrição incorporada à dramaturgia e a criação de figurinos táteis que dialogam com os conceitos da obra. Durante a pandemia, o processo criativo colaborativo foi adaptado às restrições, utilizando ferramentas remotas para garantir a comunicação e o desenvolvimento dos figurinos. Este estudo destaca como a acessibilidade pode ser integrada como uma linguagem artística inovadora, transformando o teatro em uma experiência compartilhada por todos os públicos. 

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Biografia do Autor

  • Juliana Schmidt Tomazini, Anhembi Morumbi

    Bolsista Haddad Fellowship, Pós-Graduação em Design Cênico (Stage Design) com especialização em figurino pela The Lir Academy em Dublin, Graduação em Design de Moda pela Anhembi Morumbi, Responsável pela confecção dos figurinos do espetáculo Mig Meg Mug da Manifesta Companhia criados pela figurinista Anna Kühl.

Referências

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

Tomazini, J. S. (2025). Acessibilidade cultural e figurino inclusivo: um estudo de caso do espetáculo Mig Meg Mug. Revista Aspas, 15(1), 77-93. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i1p77-93