Ato-espetáculo musical Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos: a política genocida do Estado, o encarceramento em massa e os movimentos sociais no palco

Autores

  • Raquel Parras Universidade Federal da Bahia
  • Walmick de Holanda Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p219-234

Palavras-chave:

encarceramento em massa, cárcere, processo criativo, coro, movimento social

Resumo

Este texto propõe abordar temas e dinâmicas do processo criativo da montagem Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos, dirigida por Rogério Tarifa, que estreou em 2017 no Teatro Laboratório da Universidade de São Paulo (USP). São estabelecidas aproximações com o Teatro Épico e as peças didáticas de Bertolt Brecht, bem como com a proposta do processo criativo em rede, de Cecilia Almeida Salles. A temática central discute o sistema carcerário e a política genocida do Estado, em relação direta com o encarceramento em massa e o extermínio da população negra e periférica no Brasil. A montagem foi realizada na Escola de Arte Dramática da USP, com alunos formandos da Turma 66, e contou com a colaboração e participação ativa de representantes do movimento social Mães em Luto da Zona Leste e do grupo Mulheres Livres, oriundo do Projeto Voz Própria, liderado pela cantora e professora Carmina Juarez — projeto do qual participaram mais de 200 mulheres privadas de liberdade na Penitenciária Feminina da Capital. Este texto também propõe demonstrar como as Artes Cênicas podem fortalecer ações, discussões e transformações radicais que auxiliam pessoas que estão ou passaram pelo sistema de justiça criminal, bem como aquelas que perderam seus entes queridos para a violência armWada do Estado.

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Biografia do Autor

  • Raquel Parras, Universidade Federal da Bahia

    Raquel Parras é artista da corporalização, mestre e doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada pela Faculdade Paulista de Artes (FPA) com licenciatura em Teatro, atriz formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP) e produtora de ofício. Atualmente colabora com a produção do projeto de extensão “Imersão Oceânica” coordenado pela Prof. Dra. Ciane Fernandes (PPGAC/UFBA). Pesquisa Somática e Artes Cênicas com foco na experiência pelo movimento em criações ecoperformativas. Produz, participa e colabora com artistas do teatro, da dança, do cinema e da educação. Lecionou Artes no ensino fundamental I e II, nos setores público e privado, entre 2015 e 2023, além de ministrar Corpo e Movimento na educação infantil, no setor privado. 

  • Walmick de Holanda, Universidade Federal do Ceará

    Ator, mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP). Pós-graduado em Direção Teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Licenciado em Artes (Teatro) pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Graduado em Artes Cênicas pelo IFCE e em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Concluiu a primeira turma do Curso da Escola Pública de Teatro Vila das Artes (Fortaleza-CE). Em 2009 cursou audiovisual na Universidad de Salamanca (Espanha) como bolsista do programa de intercâmbio acadêmico, e participou da Odin Week (Holstebro - Dinamarca) junto ao grupo Odin Teatret, de Eugênio Barba. É o idealizador do projeto “QUARENTENA Filmes”, no qual adapta obras do Teatro e da Literatura Mundial para toymovies. Atuando profissionalmente no Teatro desde 2005, integrou o elenco de diversos espetáculos em Fortaleza e São Paulo. Na publicidade atua como ator, locutor e modelo plus size. Na TV integrou o elenco da microssérie Mãe Possível – com Hel Mother – (GNT), e fez participação na série Hard (HBO) e na novela Poliana Moça (SBT).

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Publicado

2025-12-23

Como Citar

Parras, R., & Holanda, W. de. (2025). Ato-espetáculo musical Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos: a política genocida do Estado, o encarceramento em massa e os movimentos sociais no palco. Revista Aspas, 15(2), 219-234. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p219-234