Avaliando o impacto de um curso em Educação Humanitária Solucionária para professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2024.218048

Palavras-chave:

Pensamento sistêmico, Formação crítica, Sustentabilidade, Justiça social, Medicina Veterinária do Coletivo

Resumo

O contexto global contemporâneo se caracteriza pela presença de desafios multifacetados, abarcando questões como as mudanças climáticas, conflitos armados, disparidades socioeconômicas, escassez de alimentos e maus-tratos contra animais. A Educação Humanitária é o pilar para a mudança de comportamento e atitude das pessoas em relação ao meio ambiente, aos animais e à sociedade em geral, promovendo compreensão dos desafios enfrentados e suas origens, bem como sua transformação de maneira positiva. Objetivou-se capacitar docentes em Educação Humanitária transformadora com a finalidade de prepará-los a analisar, de maneira crítica, sistêmica, estratégica e criativa, os problemas globais. Ademais, visa motivá-los a buscar soluções que maximizem o bem-estar e minimizem o dano na vida cotidiana, além de habilitá-los a utilizar as ferramentas adquiridas no ambiente escolar para fomentar a cidadania ativa entre seus alunos. O curso Educação Humanitária Solucionária, inspirado na experiência do Institute for Humane Education, realizou-se no formato à distância pela plataforma UFPR Virtual, no período de 07/03/2022 a 08/05/2022, para professores de todo o país. O curso foi composto por questões relacionadas aos direitos humanos, justiça social, sustentabilidade, proteção animal e outros temas interconectados de uma forma ampla e solucionária, dividido em 9 módulos. O conhecimento dos participantes foi mensurado por meio de um grupo focal e questionários, pré e pós-curso, de forma quali-quantitativa. O curso recebeu 221 pré-inscrições, das quais 50 foram efetivadas por meio do preenchimento do Questionário Inicial. Dos 50 professores matriculados no Curso, 10 concluíram todo conteúdo programático. Observouse o aumento da empatia e compaixão relacionadas aos seres não humanos, refletido na alteração de suas percepções sobre a senciência de várias espécies animais. Constatou-se um crescente interesse por parte dos profissionais em buscar soluções pragmáticas e solucionadoras para os desafios que suas comunidades enfrentam. 

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

1.
Costa ME da, Dias EBVS, Stacheski GV, Brugnerotto M, Garcia R de CM. Avaliando o impacto de um curso em Educação Humanitária Solucionária para professores. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 6º de dezembro de 2024 [citado 11º de março de 2025];61:e218048. Disponível em: https://revistas.usp.br/bjvras/article/view/218048