Chamada especial seção Quimeras - Ensaios Visuais
Chamada especial seção Quimeras - Ensaios Visuais
Mundos de arte e ciência em tempos de urgência ecológica
Quando olhamos de forma detida para as colaborações contemporâneas entre arte e ciência que se debruçam sobre problemas ambientais urgentes, percebemos como laboratório e ateliê se confundem, se misturam. Essas misturas, que são sempre imprevisíveis, questionam binarismos clássicos e afirmam agencialidades que extrapolam o excepcionalismo humano. Articulados com as mais diversas tecnologias, os mundos de arte e ciência colocam em relação múltiplas agências, humanas e não humanas; materiais orgânicos e inorgânicos; teorias, conceitos e procedimentos; fato e ficção. Mais do que termos como arte híbrida, bioarte, arte robótica, arte eletrônica e tantos outros rótulos permitem entrever, os encontros e colaborações entre arte e ciência fazem proliferar emaranhados criativos imprevisíveis e muitas vezes inclassificáveis que, a um só tempo, nos ajudam a imaginar respostas e soluções em tempos de urgência ecológica e nos lembram que vivemos em um mundo necessariamente partilhado com outros seres.
Esta chamada da seção Quimeras da Revista Cadernos de Campo (USP) tem por objetivo refletir sobre os mundos de arte e ciência a partir da antropologia. Sendo assim, esperamos receber propostas que evidenciem as colaborações entre arte e ciência em seus processos de feitura, enfatizando empréstimos de conceitos, teorias, ideias, métodos e materiais vindos de diferentes campos, bem como os desafios e as potencialidades da colaboração, no sentido mais alargado possível, no trabalho de pesquisa-criação. Espera-se, assim, ensaios que articulem imagem e texto dentro de uma narrativa sobre colaborações criativas entre arte e ciência. Serão aceitos conjuntos de fotografias, desenhos, colagens, esquemas de pensamentos, documentações e rastros de processos criativos que tratem de temas como: colaborações transdisciplinares e transespecíficas, colaborações inusitadas, ética em processos colaborativos, autorias compartilhadas, diluição de fronteiras disciplinares, agências e performatividades mais-que-humanas, entre outros. Em suma, serão aceitos trabalhos que tematizem, diluam, discutam ou problematizem as fronteiras entre o laboratório (científico) e o ateliê (artístico).
As propostas devem conter:
- Título e subtítulo (até 100 caracteres, sem espaços).
- Um conjunto de até 10 imagens (resolução das imagens a partir de 300 dpi).
- Um texto curto (até 1200 palavras) completamente articulado à narrativa imagética, bem como às problemáticas levantadas pela presente chamada.
Os ensaios devem ser submetidos até o dia 20 de dezembro de 2024, exclusivamente pelo sistema da revista Cadernos de Campo https://revistas.usp.br/cadernosdecampo.
O dossiê será publicado no início do segundo semestre de 2025.
Sobre os editores:
Joaquim Pereira de Almeida Neto - Doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, pesquisador visitante no Laboratório de Hidrodinâmica da Escola Politécnica de Paris (LadHyX) e pesquisador do projeto temático Fapesp Métis: Artes e semânticas da criação e da memória. Pesquisa colaborações mais que humanas e agências vegetais em projetos de arte e ciência. joaquim.almeidaneto@usp.br
Caroline Spitzner - Doutoranda em Arte e Filosofia na Radboud University, Nijmegen (Holanda). Pesquisa exposições de arte contemporânea, com ênfase em questões de feminismo e (de)colonialidade, corpo e performatividades, relações mais-que-humanas e questões ambientais. caroline.spitzner@ru.nl
Juliana Boldrin – Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estuda as intersecções entre saúde e ciência nos hospitais públicos brasileiros, com especial interesse nos seguintes temas: corpo, toxicidade, acesso à saúde, racialização de dispositivos médicos, desigualdades sociais, cuidado, tecnociência e respiração. boldrinju@gmail.com