Notas etnográficas sobre o digital e a língua na Maré, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29i2pe175263Palavras-chave:
WhatsApp, Internet, Etnografia, Maré, EspanholResumo
Este artigo apresenta uma abordagem etnográfica das interações em um grupo de Whatsapp de um curso de Espanhol realizado na favela da Maré, no Rio de Janeiro. Essas interações são assumidas metodologicamente como rastros ou marcas visuais de identificação e apresentação de si dos integrantes do grupo. Ao analisar as interações, destaca-se a centralidade da língua na reprodução de relações de dominação. São descritas as mensagens trocadas, dando especial atenção àquelas referentes à elaboração conjunta de um dicionário Português / Espanhol. As reflexões suscitadas no grupo a partir dos verbetes coletados revelam interrogantes sobre a suposta neutralidade da língua tão presente em contextos de aprendizado de idiomas. Destaca-se a fluidez das práticas linguísticas – que vão além das dicotomias oral / escrito / offline / online – e sua estreita relação com um espaço habitualmente associado à falta, pobreza e violência. Nesse sentido, o artigo reflete sobre as condições de acesso e usos de Internet na Maré a partir de um estudo de caso, propondo articulações entre trabalho antropológico, usos da língua e ambientes digitais.
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