Carvão: a chave de uma porta do mundo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29i2pe179760Palavras-chave:
Nego Fugido, Carvão, Agência, ImagemResumo
O Nego Fugido é uma performance cultural que acontece na comunidade quilombola de Acupe, na Bahia, e usa o carvão como elemento estético para a pintura do rosto. A relação enredada entre os corpos e a substância, entretanto, ultrapassa o caráter plástico e assume outros agenciamentos. Há ali uma conexão entre o visível e o invisível. No ensaio foto etnográfico vemos como o carvão é uma chave de abertura desses corpos no mundo afrodiasporico.
Downloads
Referências
CARDOSO, Angelo Nonato Natale. A linguagem dos tambores. Tese de doutorado. PPGMUS- UFBA. Salvador, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9112/1/Tese%20Angelo%20Cardoso%20parte%201.pdf . Acesso: 30 ago.2020.
GELL, Alfred. Arte e Agência. Uma teoria antropológica. São Paulo: Udu Editora, 2018.
PINTO, Monilson dos Santos Rastelli. Nego fugido: o teatro das aparições. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes. 2014.
SEVERI, Carlo; LAGROU, Els. (Orgs.). Introdução. In: Quimeras em diálogo: grafismo e figuração nas artes indígenas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
SEVERI, Carlo; O espaço quimérico. Percepção e projeção nos atos de olhar. In: SEVERI, Carlo; LAGROU, Els. (Orgs.). Quimeras em diálogo: grafismo e figuração nas artes indígenas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
VILLAS BOAS, Maria José Villares Barral. {Per[for(mar)]}: imagens das crianças no Nêgo Fugido, Acupe/ BA. 2016. xii, 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.