Um réquiem para o liberalismo tardio é necessariamente um réquiem para a demarcação ontológica entre vida e não-vida?

Autores

  • Beatriz Judice Magalhães Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i2pe226981

Palavras-chave:

Geontologia , Povinelli , Liberalismo tardio

Resumo

Em Geontologias, Povinelli conecta reflexões teóricas sobre formas de poder, ontologias, descrições de episódios etnográficos e análises geopolíticas para se debruçar sobre  considerações teóricas mais gerais relacionadas ao Antropoceno, mais especificamente às questões de poder conectadas a essa irrupção da atenção para as conformações geológicas estabelecidas pelos humanos, bem como às suas implicações ontológicas. A autora também se debruça sobre o liberalismo tardio de ocupação, termo que faz referência às relações entre grupos indígenas, Estados e empreendimentos econômicos conformadas nas últimas décadas, em que se associam características da opressão colonial sobre as populações autóctones a algumas políticas de reconhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

  • Beatriz Judice Magalhães, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Beatriz Judice Magalhães é pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisadora Associada do Projeto Métis- Artes e semânticas da criação e da memória (Projeto Temático Fapesp- 2020/07886-8). É doutora e mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Referências

ALMEIDA, Mauro. 2021. Caipora e outros conflitos ontológicos. In ALMEIDA, Mauro. Caipora e outros conflitos ontológicos. São Paulo: Ubu Editora.

BONNEUIL, Christophe; FRESSOZ, Jean-Baptiste. 2016. L’évenement Anthropocene – La Terre, l’histoire et nous. Paris: Éditions du Seuil.

DE LA CADENA, Marisol. 2018. Natureza incomum: histórias do antropo-cego (traduzido por Jamille Pinheiro Dias). Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 69, p.95-117. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rieb/a/m9S6Cn7yqLFmftGHfddCk5b/?format=pdf

HARAWAY, Donna. 2016. Tentacular Thinking- Anthropocene, Capitalocene, Chthulucene. In HARAWAY, Donna. Staying with the trouble- Making kin in the Chthulucene. Duke University Press, Durham e Londres.

HARAWAY, Donna. 2013. Manifesto ciborgue- Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano (traduzido por Tomaz Tadeu). Belo Horizonte: Autêntica.

HORNBORG, Alf; MALM, Andreas. 2014. The Geology of Mankind? A Critique of the Anthropocene Narrative. The Anthropocene Review, v. 1, Issue 1.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. 2015. A queda do céu (traduzido por Beatriz Perrone-Moisés) - Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.

LATOUR, Bruno. 2015. 8ª Conference – Comment gouverner des territoires (naturels) en lutte? In LATOUR, Bruno. Face à Gaia: huit conférences sur le Nouveau Régime Climatique. Paris: La Découverte.

LATOUR, Bruno. 2019. Jamais fomos modernos (traduzido por Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34.

MOORE, Jason. 2016. The Rise of Cheap Nature. In: MOORE, Jason. (Ed.). Anthropocene or Capitalocene? – Nature, History and the Crisis of Capitalisme. Oakland: PM Press.

TSING, Anna. 2015. The Mushroom at the End of the World: On the Possibility of Life in Capitalist Ruins. Princeton: Princeton University Press.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Magalhães, B. J. (2024). Um réquiem para o liberalismo tardio é necessariamente um réquiem para a demarcação ontológica entre vida e não-vida?. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 33(2), e226981. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i2pe226981