"Porque desde aquella primavera, nunca más estuvimos solos": modos de cooperação cartonera como política da escrita
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i27p345-374Palavras-chave:
Cartonera, Políticas da Escrita, Cooperativismo, TextualidadesResumo
Este artigo propõe uma análise do aparecimento de Eloísa Cartonera para compreender como experiências cartoneras atuam por uma reconfiguração do sensível (Rancière, 2017) ao inscreverem-se em uma disputa material e simbólica, utilizando-se da escrita como política de vida (Anzaldúa, 2000). O corpus em questão é formado por discursos autorreferentes e entrevistas coletadas que tratam de diversas experiências cartoneras — propostas editoriais alternativas que confeccionam livros em capas de papelão. Para nosso trabalho, recuperamos uma dimensão historicizante dessas práticas para contextualizar suas formas de questionamento e atuação. Empreendemos nossa pesquisa no sentido de entender como as cartoneras parceiras fazem, a partir de suas publicações, gestos políticos para poder dizer, ser e se fazer ver.
Downloads
Referências
Anzaldúa, Gloria. "Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do Terceiro Mundo". Trad. Édina de Marco. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 1, pp. 229-236, 2000.
Bilbija, Ksenija; Carbajal, Paola Celis. Akademia Cartonera: Un ABC de las editoriales cartoneras en América Latina. 182 p. Parallel Press/University of Wisconsin–Madison Libraries, 2009a.
Bilbija, Ksenija; Carbajal, Paola Celis. Akademia Cartonera: Un ABC de las editoriales cartoneras en América Latina - Artículos académicos, Catálogo de publicaciones cartoneras y Bibliografía. 222p. Parallel Press/University of Wisconsin–Madison Libraries, 2009b.
Braga, Ana Cristina D´Angelo. Redes de comunicação no coletivo Dulcineia Catadora e o arte ativismo do convívio. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Campos, Julieta Kabalin; Alexandre, Marcos Antônio.. Literatura negra argentina: reflexões a partir de alguns aspectos da obra de Washington Cucurto. ABEHACHE, v. 1, p. 10-26-26, 2016.
Canclini, Néstor García. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.
Coque, Jorge Martínez. “Las cooperativas en América Latina: visión histórica general y comentario de algunos países tipo”. CIRIEC-España, Revista de Economía Pública, Social y Cooperativa, (43), 2002.
Dardot, Pierre.; Laval, Christian. Comum. São Paulo: Boitempo, 2017. E-book.
Cartoneras. Direção de Isadora Brant. 2018. (15 min.), son., color. Legendado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DTqfmY0usRQ&t=71s> Acesso em: 13 jan. 2023
Eloísa Cartonera (Buenos Aires). Historia. Disponível em Acesso em: 13 jan. 2023.
Garteiz-Aurrecoa, Javier Divar. Las Cooperativas: una alternativa económica. Madrid: Dykinson. 2011. E-book.
Grohmann, Rafael. “A Dança Dialética do Trabalho em uma Cooperativa de Jornalistas: o caso do Tiempo Argentino”. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo (SBPJOR). São Paulo: FIAM-FAAM, 2018a. Anais.
Grohmann, Rafael. “Cooperativas de Comunicadores: possibilidades, contradições e cenário argentino". In: Intercom - RBCC. São Paulo, v. 42, n. 3, p.77-90, set./dez. 2019.
Lavaca. Cartón Pintado. In: lavaca. Buenos Aires, 31 mar. 2008a. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2023.
Lavaca. La Mano Negra. In: lavaca. Buenos Aires,. 29 set. 2008b. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2023.
Letras de Cartón 20Vinte. Belo Horizonte: Catapoesia, 2020.
Letras de Cartón III. São Paulo: Camaleoa Cartonera, 2021.
Margulis, Mario. Sociología de la cultura: conceptos y problemas. Buenos Aires: Biblo, 2009.
Mendes, Mariana Costa. As Cartoneras pelo Mundo. 2016. Disponível em: <https://malhafinacartonera.wordpress.com/2016/05/11/as-cartoneras-pelo-mundo/>. Acesso em: 13 jan. 2023.
Oliveira, Lucas; Souza, Bruna; Dorea, Isabelle & Araújo, Laura. (2022). “Práticas de democratização da literatura: uma etnografia digital de editoras cartoneras latino-americanas”. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(22), 520-550.
Pimentel, Ary. “Editoras cartoneras e a literatura fora do cânone: um olhar crítico para as margens do mundo editorial”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, [S.L.], n. 62, p. 1-14, abr. 2021. FapUNIFESP (SciELO).
Rancière, Jacques. Políticas da escrita. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
Rancière, Jacques. O Desentendimento - Política e Filosofia. Trad. ngela Leite Lopes. São Paulo: Ed. 34, 1996.
Saferstein, Ezequiel, Szpilbarg, Daniela. La industria editorial argentina, 1990-2010: entre la concentración económica y la bibliodiversidad. AlterNativas revista de estudios culturales latinoamericanos, 3, 2014.
Santos, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Edusp, 2013.
Seivach, Paulina. Las industrias culturales en la Ciudad de Buenos Aires. Buenos Aires: Centro de Estudios para el Desarrollo Económico Metropolitano (CEDEM) y Secretaría de Desarrollo Económico del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires, 2003.
Vilhena, Flavia Braga Krauss de. Acontecimento Eloisa Cartonera: memória e identificações. 2016. Tese (Doutorado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
Vicens, María. “Poesía, público y mercado: Alfonsina Storni en la Cooperativa Editorial de Buenos Aires”. In: Telar 22 (enero-julio/2019).
Vuotto, Mirta. “Un modo cooperativo en el campo editorial, su alcance e implicancias”. 2021. In: Actas del IV Coloquio Argentino de Estudios sobre el Libro y la Edición. Paraná, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Frederico Ranck Lisboa, Phellipy Jácome
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).