Atividades em Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p223-229

Palavras-chave:

Educomunicação

Resumo

Comunicação/ Educação é um espaço já construído? Como diz Paulo Freire, nós vivemos no mundo e com o mundo. E que mundo é esse? É aquele que é trazido até o horizonte de nossa percepção, até o universo de nosso conhecimento. Afinal, não podemos estar “vendo” todos os acontecimentos, em todos os lugares. É preciso que “alguém” os relate para nós. O mundo que nos é trazido, que conhecemos e a partir do qual refletimos é um mundo que nos chega EDITADO, ou seja, ele é redesenhado num trajeto que passa por centenas, às vezes milhares de filtros até que “apareça” no rádio, na televisão, no jornal. Ou na fala do vizinho e nas conversas dos alunos (Baccega, 1994, p. 7-14).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruth Ribas Itacarambi, Universidade de São Paulo . Faculdade de Educação

    Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Educadora aposentada do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Coordenadora do Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática. Professora de curso de pós-graduação em Educação Matemática.

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação & Educação: do mundo editado à construção do mundo. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 1, p. 7-14, set. 1994. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/36194. Acesso em: 21 nov. 2025

BACCEGA, Maria Aparecida. Discurso, ficção e realidade: a construção do “real” e do “ficcional”. In: FIGARO, Roseli (org.). Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2015. p. 120.

VIGIL, José Ignácio Lopes. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2003.

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Itacarambi, R. R. (2025). Atividades em Sala de Aula. Comunicação & Educação, 30(2), 223-229. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p223-229