Atividades em Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v30i2p223-229Palavras-chave:
EducomunicaçãoResumo
Comunicação/ Educação é um espaço já construído? Como diz Paulo Freire, nós vivemos no mundo e com o mundo. E que mundo é esse? É aquele que é trazido até o horizonte de nossa percepção, até o universo de nosso conhecimento. Afinal, não podemos estar “vendo” todos os acontecimentos, em todos os lugares. É preciso que “alguém” os relate para nós. O mundo que nos é trazido, que conhecemos e a partir do qual refletimos é um mundo que nos chega EDITADO, ou seja, ele é redesenhado num trajeto que passa por centenas, às vezes milhares de filtros até que “apareça” no rádio, na televisão, no jornal. Ou na fala do vizinho e nas conversas dos alunos (Baccega, 1994, p. 7-14).
Downloads
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação & Educação: do mundo editado à construção do mundo. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 1, p. 7-14, set. 1994. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/36194. Acesso em: 21 nov. 2025
BACCEGA, Maria Aparecida. Discurso, ficção e realidade: a construção do “real” e do “ficcional”. In: FIGARO, Roseli (org.). Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2015. p. 120.
VIGIL, José Ignácio Lopes. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ruth Ribas Itacarambi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.
























