(Des)envolvimento profissional e atividade: pistas para pensar a formação e o desenvolvimento de competências no serviço público federal

Autores/as

  • Louise C. Borba Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Helder Pordeus Muniz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i2p191-203

Palabras clave:

Formação profissional, Desenvolvimento de competências, Ergologia, Serviço público

Resumen

Neste artigo, pretendemos refletir sobre as ações de formação e desenvolvimento de competências profissionais no contexto do serviço público federal. Para nos auxiliar nesse debate, nos utilizamos das perspectivas de pensar o trabalho como atividade, com base na ergologia, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade, no intuito de afirmar que, para (des)envolver pessoas no trabalho, é preciso considerar não só as normas prescritas dele, mas também as estratégias que o próprio trabalhador desenvolve para lidar com os imprevistos que atravessam a situação de trabalho e que, muitas vezes, não são visíveis ou registradas. Acreditamos que desconsiderar a experiência de trabalho nas ações de formação pode gerar equívocos na gestão de políticas de desenvolvimento de pessoas. Como forma de ilustrar nossa discussão, apresentamos o relato de trabalho de formação com grupo de servidores técnico-administrativos de escola federal do Rio de Janeiro, baseado nos dispositivos denominados Encontros sobre o Trabalho.

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Biografía del autor/a

  • Louise C. Borba Nogueira, Universidade Federal Fluminense

    Psicóloga do trabalho da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Psicologia pela UFF e doutoranda do Programa de
    Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFF

  • Helder Pordeus Muniz, Universidade Federal Fluminense
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense

Publicado

2015-12-31

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

(Des)envolvimento profissional e atividade: pistas para pensar a formação e o desenvolvimento de competências no serviço público federal. (2015). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 18(2), 191-203. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18i2p191-203