Simbolismo e modernismo na ilustração literária de Harry Clarke
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p229-249Mots-clés :
Harry Clarke (1889-1931), Ilustração de livros, Literatura anglo-irlandesaRésumé
Este trabalho aborda a obra do artista irlandês Harry Clarke (1889-1931), buscando demonstrar a especificidade dos aspectos simbolistas e decadentistas presentes na sua ilustração literária, marcada pela influência do ilustrador inglês Aubrey Beardsley e diretamente ligada ao contexto nacionalista do Irish Revival e do movimento Arts and Crafts irlandês. Como ilustrador, Clarke foi um intérprete, no meio visual, de textos essenciais para o simbolismo de língua inglesa, como A balada do velho marinheiro, de Samuel Taylor Coleridge e os Contos de mistério e imaginação de Edgar Allan Poe, incluindo a poesia nacionalista e medievalizante da primeira fase de William Butler Yeats. Por outro lado, afastando-se do simbolismo profético de Yeats, Clarke também ilustrou textos que problematizavam a dimensão nacionalista do Irish Revival, como a polêmica peça The playboy of the western world, do dramaturgo irlandês John Millington Synge. A análise das relações estabelecidas entre as ilustrações, os textos literários e o seu contexto cultural caracteriza a obra de Harry Clarke como manifestação de um decadentismo tardio dentro do qual eclodem aspectos marcadamente modernos, presentes nas imagens deformantes e insólitas criadas para a edição de 1925 do Fausto de Goethe.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental – vol. IV. 3ª. ed. Brasília: Senado Federal, 2008.
CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou os paradoxos do coração. Trad. Roberto Leal Ferreira. Campinas: Papirus, 1999.
COLERIDGE, Samuel Taylor. A balada do velho marinheiro. Trad. e notas Alípio Correia de Franca Neto. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Faust. Trad. John Anster. Mineola, New York: Calla Editions, 2013 [fac-símile da edição de George G. Harrap & Co., Londres, 1925; ilustrações de Harry Clarke].
GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto: uma tragédia – I. Trad. Jenny Klabin Segall. São Paulo: Editora 34, 2004.
HELMERS, Marguerite. Harry Clarke´s war – illustrations for Ireland´s Memorial Records 1914-1918. Sallins, Co. Kildare: Irish Academic Press, 2016.
KIBERD, Declan. Inventing Ireland – the literature of the modern nation. Londres: Vintage Books, 1996.
LARMOUR, Paul. The Arts & Crafts movement in Ireland. Belfast: Friar´s Bush Press, 1992.
MCDONALD, Rónán. The Irish Revival and Modernism. In: CLEARY, Joe (ed.). The Cambridge Companion to Irish Modernism. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/books/the-cambridge-companion-to-irish-modernism/the-irish-revival-and-modernism/670F965359C7C473D71776754B6E548C/core-reader>. Acesso em: 24 jun. 2017.
POE, Edgar Allan. Contos de imaginação e mistério. Tradução Cássio de Arantes Leite. São Paulo: Tordesilhas, 2012 [ilustrações de Harry Clarke].
RUSSELL, George William (“AE”). The living torch. Nova Iorque: The Macmillan Company, 1938. Versão digital disponível em: <https://pt.scribd.com/document/26435967/The-Living-Torch-AE-George-William-Russell-pdf>. Acesso em: 01 dez. 2017.
SYNGE, John Millington. The playboy of the western world. In: SYNGE, John Millington. J. M. Synge, The complete works: (seven books included) Kindle edition. S.l.: Amazon Digital Services LLC, s.d. [e-book].
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 3ª. edição. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2008.
WILSON, Edmund. O castelo de Axel – estudo sobre a literatura imaginativa de 1870 a 1930. 2ª. ed.. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
YEATS, William Butler. W. B. Yeats – The complete poetry and plays. Hastings, East Sussex: Delphi Classics, 2012 [e-book].
YEATS, William Butler. The celtic twilight. S.l.: Public Domain, s.d. [e-book].
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).