O estupro em duas narrativas de autoria feminina contemporânea
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p145-160Mots-clés :
Autoria feminina, Literatura brasileira, O corpo das mulheres, Violência, EstuproRésumé
O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve percurso da literatura de autoria feminina brasileira para chegar à literatura de autoras contemporâneas que têm flertado diretamente com as pautas feministas, refletindo-as e sendo por elas refletida. Neste trabalho, vamos nos deter em duas narrativas de autoria feminina nas quais aparece uma das questões mais tematizadas por escritoras contemporaneamente: o estupro. São elas: Por cima do mar (2018), de Deborah Dornellas, e O peso do pássaro morto (2017), de Aline Bei.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ABDULALI, Sohaila. Do que estamos falando quando falamos de estupro. São Paulo, Vestigio, 2019.
ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. Sobre mulheres, escrita e resistência: desafios contemporâneos. Revista Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 32, p. 13-26, jul.-dez. 2019.
BEI, Aline. O peso do pássaro morto. São Paulo: Nós, 2017. Arquivo Kindle. ISBN 978-85-69020-23-3. Paginação irregular.
DESPENTES, Virgine. Teoria King Kong. São Paulo: n-1 edições, 2016.
DORNELLAS, Débora. Por cima do mar. São Paulo: Editora Patuá, 2018.
DUARTE, Constância Lima. “Feminismo: uma história a ser contada”. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
FIGUEIREDO, Eurídice. Violência e sexualidade em romances de autoria feminina. Revista Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 32, p. 137-149, jul.-dez. 2019.
HOLLANDA, Heloisa Buarque. “Introdução”. In: _____ (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
HOLLANDA, Heloisa Buarque. “Introdução”. In: _____ (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
LISBOA, Adriana. Sinfonia em branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. Arquivo Kindle. Paginação irregular.
MOIRA, Amara. Da naturalização de imagens de estupro na literatura brasileira. Suplemento Pernambucano. 8 maio 2019. Disponível em: <https://www.suplementopernambuco.com.br/artigos/2277-danaturaliza%C3%A7%C3%A3o-de-imagens-de-estupro-na-literatura-brasileira.html>. Acesso em: 24 jun. 2020.
RAGO, Margareth. A “mulher cordial”: feminismo e subjetividade. Verve - revista semestral autogestionária do Nu-Sol, 6, p. 279-296, 2004. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/verve/article/view/5015. Acesso em: 5 abr. 2021.
SHOWALTER, Elaine. “A crítica feminista no território selvagem”. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
SOLNIT, Rebecca. A mãe de todas as perguntas: reflexões sobre os novos feminismos. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Schwarcz, 2017. Arquivo Kindle. Paginação irregular.
XAVIER, Elódia. Narrativa de autoria feminina na literatura brasileira: as marcas da trajetória. Leitura – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, número especial de Literatura, Universidade Federal de Alagoas, n. IX, p. 87-2º semestre 1996.
ZOLIN, Lúcia Ozana. A literatura de autoria feminina brasileira no contexto da pósmodernidade. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 105-116, jul.-dez. 2009.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Maria do Rosário Alves Pereira, Aline Alves Arruda 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).