Um café com a Medusa, Ana Martins Marques e Hélène Cixous
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p132-147Mots-clés :
Crítica feminista, Hélène Cixous, Poesia brasileira contemporânea, Ana Martins Marques, Figuras femininas, MedusaRésumé
Ana Martins Marques (Belo Horizonte, 1977) é uma das vozes protagonistas na cena da poesia brasileira contemporânea. Meu objetivo neste artigo é investigar a reescrita da figura feminina Medusa, a partir da leitura crítico-interpretativa do poema “Um café com a Medusa”, publicado no livro Risque esta palavra (2021), tomando por base a crítica feminista de Hélène Cixous, em O riso da Medusa. Neste poema, vemos o deslocamento da representação da personagem feminina da condição de objeto para sujeito do discurso, como pretendia Beauvoir, no livro considerado como fundador do feminismo O segundo sexo. Para nós, com Ana Martins Marques e Cixous, “basta olhar a Medusa de frente para vê-la: ela não é mortal. Ela é bela, e ela ri” (CIXOUS, 2022, p. 62).
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. Tradução Sérgio Millet. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
BRANDÃO, Junito de Souza.Mitologia Grega. Vol.1. Petrópolis: Vozes, 1986.
CARVALHO, Raimundo Nonato Barbosa de. Metamorfoses em Tradução. Trabalho de conclusão de pós-doutoramento. Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas. São Paulo, 2010. Disponível: <http://www.usp.br/verve/coordenadores/raimundocarvalho/rascunhos/metamorfosesovidio-raimundocarvalho.pdf>. Acesso: 4 de dez. 2022.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Trad. Vera da Costa e Silva. 26. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. Prefácio Frédéric Regard. Tradução Natália Guerellus, Raíssa França Bastos. Posfácio Flavia Trocoli. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
FIGUEIREDO, Eurídice. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. Porto Alegre, RS: Zouk, 2020.
FIGUEIREDO, Eurídice. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. Porto Alegre, RS: Zouk, 2020.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: História da Violência das Prisões. Tradução de Raquel Ramalhete. 20 ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999. Disponível: http://www.uel.br/projetos/foucaultianos/pages/arquivos/Obras/VIGIAR%20E%20PUNIR.pdf. Acesso: 4 de dez. 2022.
FREUD, Sigmund. “A cabeça da Medusa”. Tradução de Ernani Chaves. Revista Clínica & Cultura. v.2. n.2. jul-dez 2013, p. 91-93.
GOLDENBERG, Mirian. Coroas: corpo, sexualidade e envelhecimento na cultura brasileira. Rio de janeiro: Bestbolso, 2015.
HILGERT, Luiza. “O arcaico do contemporâneo: Medusa e o mito da mulher”. Lampião - revista de filosofia. Revista do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFAL. v.1. n.1. 2020, p. 41-70. ISSN: 2675-9659. Disponível: < https://www.seer.ufal.br/index.php/lampiao/article/view/11689>. Acesso: 3 de dez. 2022.
MARQUES, Ana Martins. Risque esta palavra. São Paulo: Companhia das letras, 2021.
REGIS, Maria Fernanda. “Mulheres nos sympósia: representações femininas nas cenas de banquete nos vasos áticos (séc. VI ao IV a.C.)”. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia. Suplemento, (supl.9), 2009, p. 13-115. ISSN: 2594-5939. Disponível: < https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2009.113526>. Acesso: 4 de dez. 2022.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda., 2003, p. 46-60.
SCHMIDT, Rita Terezinha. “O fim da inocência: das medusas de ontem e de hoje”.
Revista Signo, v. 31. Número Especial 2006 - II Colóquio Leitura e Cognição. Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 2008, p. 95-112. ISSN: 1982-2014. Disponível: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/443>. Acesso: 4 de dez. 2022.
STEINER, George. Linguagem e silêncio: ensaios sobre a crise da palavra. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
VERNANT, Jean-Pierre. A morte nos olhos: a figura do outro na Grécia Antiga. Traduzido por Mariana Echalar. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).