Em defesa de uma educação literária por meio da construção de sentidos nas letras do Mayombe

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209829

Keywords:

Educação literária, Mayombe (1980), Letramento Literário

Abstract

The importance of literary education comprises the nucleus of this analysis, in which the aspects that involved the reading developed in the classroom of the work Mayombe (1980), by the Angolan Pepetela, in a third-year high school class are discussed. Therefore, the theoretical and methodological foundation of literary literacy was relevant so that it was possible to analyze the issues inherent to each stage of reading this work in the classroom.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Ana Cristina Pinto Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre pela mesma universidade. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALCICI, Sonia Aparecida Romeu. A escola na sociedade moderna. In: ALMEIDA, Nanci Aparecida de (Coord.) [et al.]. Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014, p. 1-22.

ALVES, José Hélder Pinheiro. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; FALEIROS-JOVER, Rita [orgs.]. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 35-49.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005, p. 11-18.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; FALEIROS-JOVER, Rita [orgs.]. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 67-97.

DALVI, Maria Amélia. Educação, literatura e resistência. In: MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (Org.). A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. São Paulo: Parábola, 2021, p. 17-43.

FERRAREZI JÚNIOR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

IFRN. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva – DOCUMENTO- BASE. Natal-RN: Editora IFRN, 2012.

MACHADO, Ana Maria. Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

PEPETELA. Mayombe. São Paulo: LeYa, 2013.

ROUXEL, Anne. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; FALEIROS-JOVER, Rita [orgs.]. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 17-33.

SILVA, Ivanda Maria Martins. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no Ensino Médio e formação do professor. 2 ed. São Paulo: Parábola, 2022, p. 77-115.

SILVA, Maria Valdênia da. Motivações para a leitura literária no ensino médio. In: PINHEIRO, Hélder; ARISTIDES, Jaquelânia; SILVA, Maria Valdênia da (et all.) (orgs.). Literatura e formação de leitores. Campina Grande: Bagagem, 2008, p. 41-54.

Published

2023-12-18

Issue

Section

Dossiê n. 31: Literatura, educação literária e formação do leitor

How to Cite

Em defesa de uma educação literária por meio da construção de sentidos nas letras do Mayombe. (2023). Revista Crioula, 31, 168-188. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.209829