Relações econômicas entre educação e produto social da agricultura

Autores

  • Eraldo Genin Fiore Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paulo Fernando Cidade de Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Econômicas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-53573245efpa

Palavras-chave:

Educação, Produto Social, Valor adicionado, Agricultura

Resumo

Dados municipais foram utilizados para calcular a contribuição da educação ao valor adicionado na agricultura. Os efeitos direto e indireto foram calculados e variáveis dummies utilizadas para detector diferenças regionais. Os resultados mostraram que a educação contribui significativamente para explicar o valor adicionado da agricultura. O efeito indireto, em geral, foi mais importante do que o efeito direto. O valor do produto adicionado, nas regiões de agricultura moderna, responde melhor ao aumento da escolaridade em comparação com regiões de agricultura tradicional.

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Publicado

01-12-2002

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Fiore, E. G. ., & Araujo, P. F. C. de . (2002). Relações econômicas entre educação e produto social da agricultura. Estudos Econômicos (São Paulo), 32(4), 643-663. https://doi.org/10.1590/1980-53573245efpa